Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste sábado, 26

Pelo distrital
O governador Beto Richa se colocou a favor do voto distrital misto e pelo fim das coligações, duas propostas da reforma política em discussão no Congresso Nacional. “Eu sou a favor da reforma política que acabe com as coligações partidárias. Daí cada dirigente partidário, cada político, vai cuidar do fortalecimento do seu partido. Sou a favor também do voto distrital misto, uma proposta defendida desde a fundação do PSDB”, disse Richa, ressaltando ser contra também ao financiamento público de campanha.

Contra o fundão
O governador disse também que a população não aceita o financiamento público das campanhas – outro tema em discussão na reforma política no Congresso. “A população não aceita. É uma questão polêmica. Não se sabe ainda o que fazer, como é que se vai financiar as campanhas. Talvez através das pessoas físicas, como é hoje, ou com limites estabelecidos para financiamento privado”, completou.

Explicações
O Ministério Público de Londrina no olho do furacão. O Conselho Nacional do Ministério Público está investigando a atuação de promotores locais no caso conhecido como Operação Publicano. Entre eles, Renato de Lima Castro. A denúncia foi feita com base nos depoimentos do ex-auditor fiscal Orlando Aranda – acusado de integrar uma organização criminosa que recebia propina de empresários do Paraná. As informações são de Claudio Osti.

Substituto
Ricardo Gomyde abandonou o comando do PCdoB do Paraná, sem deixar saudades para muitos, para acompanhar Aldo Rebelo que ruma para o PSB. À militância do partido começa a debater os possíveis nomes para substituí-los. Consulta interna indica como prováveis nomes para ocupar seu lugar no comando do partido os seguintes militantes: Luiz Manfredini, Elton Barz, Messias Silva ou Elza Campos. As informações são de Fernando Tupan.

Parcerias canadenses
Em Montreal, no Canadá, o governador Beto Richa assinou com a ministra de Relações Internacionais de Quebec, Christine St-Pierre, acordo de cooperação para parcerias na área do audiovisual e no ensino de língua francesa no Paraná. O cônsul-geral do Brasil na cidade, embaixador Rubens Gama, acompanhou o encontro. “É uma ação importante para toda a comunidade acadêmica, favorecendo professores, alunos e técnicos”, disse Richa

Esclarecimento
Em nota à imprensa, o Ministério da Saúde esclarece sobre notificação do Supremo Tribunal Federal sobre a exigência ao cumprimento de carga horária dos médicos do SUS, como defendida pelo ministro Ricardo Barros com contrapartida de salários adequados aos profissionais da saúde.

Gastos
Ao todo, cerca de R$ 107 milhões já saíram dos cofres públicos em 2017 para pagar a chamada “verba indenizatória” dos deputados federais. Os dados foram obtidos pela ong Contas Abertas, que visa dar transparência para esses gastos. O montante já pago com despesas para realização da atividade parlamentar equivale a 700 mil casas populares, 273 milhões de cestas básicas ou, ainda, 114 milhões de salários mínimos.