Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste sábado, 25

Coluna Boca Maldita deste sábado, 25

O recado

“O recado é que o Brasil não vai compactuar com ações criminosas, independente de quem as cometa. Ninguém está cima da lei”.

Do procurador do MPF Deltan Dallagnol, ao apresentar em Curitiba novas acusações contra executivos das construtores Odebrecht e Andrade Gutierrez. Só na segunda empresa o valor da corrupção seria a quase R$ 300 milhões e na segunda a R$ 389 milhões. Deltan comanda a força-tarefa do MPF que investiga os desvios na Petrobras. Em agosto, espera-se que o órgão apresente as primeiras denúncias contra políticos.

Pula pela janela
Muitos parlamentares e candidatos a prefeito aguardam ansiosamente a possibilidade de o Senado aprovar uma janela para troca partidária sem perda de mandato, questão que está sendo analisada junto com a reforma política. Muito se fala nos bastidores do Centro Cívico em mudanças envolvendo principalmente gente graúda do PMDB, PSB, PSC e PSDB.

Punição
Uma das primeiras matérias que vai tramitar na Assembleia Legislativa após a volta dos trabalhos em agosto vai ser a mensagem do Governo do Estado propondo mudanças na legislação que disciplina a carreira de Auditor Fiscal no Paraná. A informação é do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que considerou o projeto oportuno. “Inclusive por atender o clamor popular para tornar mais rigorosas e eficazes as punições por desvios de conduta no serviço público”.

Não veio
E mingou a visita da presidente Dilma ao Paraná. A agenda mandatária marca presença na cidade de Irati, onde participaria da 14º Jornada de Agroecologia, encontro promovido pelo MST. A informação oficial é de que o mau tempo no estado obrigou a comitiva a cancelar o evento.

Pente fino
O Tribunal de Contas do Paraná está conduzindo uma mega investigação em 83 prefeituras do estado por suspeita de contratos irregulares. Os casos seriam de administrações municipais que estariam contratando empresas de seus próprios funcionários, principalmente comissionados, que seriam sócios de 72% das empresas que estão passando pelo pente fino. Para quem não sabe, órgão público são proibidos de contratar empresas de seus servidores.

Inadimplentes
A inadimplência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) teve redução de 16,4% no Paraná. Passou de 24,79% de janeiro a julho de 2014, após o término do calendário para pagamento em cotas, para 20,72% na mesma base de comparação de 2015, quando encerrou o prazo para quitação do débito no atual exercício. Mesmo com a queda, o porcentual de “calote” ainda atinge um em cada cinco veículos em circulação no Paraná.