Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste sábado, 20

Hostilidade

O deputado federal afastado, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), retornou no início da manhã de ontem (19) ao Brasil. Ele estava em Nova Iorque (EUA), quando veio a tona as delações dos donos da J&S, os irmãos Joesley e Wesley Batista, e as gravações envolvendo o parlamentar, o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). Ao chegar no aeroporto em São Paulo, Rocha Loures foi hostilizado e chamado, aos gritos, de ladrão, bandido, entre outros adjevitos.

No telhado
A situação de Rocha Loures é das mais complicadas. Filmado pela PF recebendo uma maleta com R$ 500 mil, o deputado, que é braço direito de Temer, poderá ser cassado pela Câmara. Ele é suplente do ministro da Justiça, Osmar Serraglio. Caso fique sem mandato, quem assume é o segundo suplente do PMDB do Paraná, o ex-deputado estadual Teruo Kato.

Telhado II
Outro que não deverá escapar tão fácil da tempestade que entrou é Aécio Neves. Ele se asfatou da presidência nacional do PSDB, afirmando que irá se defender das acusações. Aécio foi gravado recebendo R$ 2 milhões dos irmãos delatores.

Recuou
Depois da divulgação da gravação em que aparece Temer, com conteúdo nem tão bombástico como anunciou em primeira mão o jornal O Globo, Temer viu dar uma esfriada no caso. O PSDB, principal partido de sustentação do governo no Congresso Nacional, recuou no pedido de impeachment e também da saída da base do presidente.

Não acaba
Os royalties de Itaipu não vão acabar em 2023, quando será revisado o Anexo C do tratado assinado entre Brasil e Paraguai. Segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna, o que poderá mudar, dependendo das negociações entre os governos dos dois países, é a forma do cálculo do valor desse repasse. “Portanto, os prefeitos dos municípios beneficiados não precisam temer essa possibilidade”, explica Vianna.

Royalties II
O benefício está previsto no Tratado de Itaipu, assinado em 1973 e aprovado pelos Congressos de ambos os países. Com isso, mesmo após 2023, Itaipu seguirá compensando financeiramente os dois países pela utilização do potencial hidráulico do rio Paraná para a produção de energia elétrica.

Gabeira em Foz
O escritor, jornalista, ativista ambiental, colunista da CBN, apresentador da Globo News e ex-deputado federal Fernando Gabeira estará em Foz na segunda (22). Ele abre o Ciclo de Palestras da Acifi, que está na 13ª edição. Gabeira vai abordar o tema “Democracia Tropical: da Política à sustentabilidade”, a partir das 20h no Hotel Golden Park Internacional. A entrada é gratuita.

Mais de política no www.bocamaldita.com