Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste sábado, 18

Aqui, sem impeachment
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, negou seguimento e determinou o arquivamento de três pedidos de impeachment do governador Beto Richa (PSDB), por suposto crime de responsabilidade diante dos fatos ocorridos no dia 29 de abril passado, por ocasião dos confrontos verificados entre servidores em greve e policiais militares, no Centro Cívico, em Curitiba.

Segundo Traiano, o simples fato de alguém exercer posição de superioridade hierárquica na estrutura político-administrativa não o torna responsável por quaisquer ilícitos eventualmente praticados por seus subordinado. Além disso, as denúncia careceriam de indícios e de elementos probatórios – seriam peidos opinativos sobre a conduta política do governador.

Já lá…
Se aqui não tem impeachment, em Brasília não se pode dizer o mesmo por enquanto. A informação de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), teria recebido US$ 5 milhões em propina acirrou os ânimos na capital federal. Cunha, de quem depende que um processo assim vá em frente, tem falado sobre o assunto com juristas e políticos. Um de seus aliados, Arthur Lira (PP-AL), pediu à equipe técnica da Câmara dos Deputados um levantamento para traçar como seria a tramitação do impeachment na Casa.

Imparcialidade
Aliás, logo após o anúncio de Cunha em que o deputado dizia que estava se desligando do governo, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República disse, em nota, que o Planalto espera “imparcialidade” do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, que rompeu “politicamente” com o Palácio do Planalto. Cunha, ao contrário, parece estar mais disposto do nunca em fulminar a presidente e seu governo.

Lava Jato na rede
O Ministério Público Federal (MPF) criou um portal – http://lavajato.mpf.mp.br/ – da Operação Lava Jato que permite que qualquer cidadão acompanhe o que está sendo feito. O site explica que a roubalheira na Petrobras em que grandes empreiteiras organizavam um cartel de propina que abastecia empresários e políticos com capital da estatal.

Pesquisas
Segundo o bem informado jornalista Fábio Campana, comemora-se nos bastidores do Palácio Iguaçu a chegada de pesquisas de opinião que apontam a recuperação dos índices de prestígio e popularidade do governador Beto Richa e do governo. “As primeiras, depois da debacle”, anota.

ICMS de 4%
Preocupado em emitir um sinal positivo para o mercado, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tentará aprovar no Senado uma proposta de unificação do ICMS de 4% em todos os estados. A proposta é do interesse do governo do Paraná, que defenda ainda a arrecadação deste imposto na origem sobre energia elétrica, já que o estado é um dos maiores produtores do país.