Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste sábado, 14

Coluna Boca Maldita deste sábado, 14

Moro recusa medalha
O juiz Sergio Moro recusou a medalha do mérito legislativo que receberia da Câmara, por indicação de Rubens Bueno (PPS-PR), na próxima semana. No ofício encaminhado a Casa, ele agradece o prêmio, mas diz que, como há “parlamentares federais denunciados” na Lava Jato, não se sente “confortável” em recebê-lo, anotou a coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Medalha II
“Poderia ser mal interpretado ou gerar constrangimento”, escreveu Moro. No total, são 23 deputados investigados, entre eles Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara. A Medalha do Mérito Legislativo é concedida uma vez por ano a pessoas que “realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade”.

Fachin na Alep
A palestra com o ministro do Tribunal Superior Federal (STF), Edson Fachin, lotou o Plenário e as galerias da Assembleia Legislativa na tarde de ontem. Fachin falou sobre “O Vazio Constitucional e o Protagonismo Judicial Contemporâneo” para uma plateia formada por deputados, advogados, empresários, jornalistas e público em geral. O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), lembrou na abertura do ato a articulação que uniu os vários segmentos sociais e políticos do Paraná para a indicação do ministro à cadeira no STF.

Sem doações ocultas
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu quinta (12) proibir as doações ocultas a candidatos. A regra vale já para as eleições municipais do ano que vem. Os ministros deferiram, por unanimidade, pedido de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5394) para suspender a eficácia de dispositivo da Lei Eleitoral (9.504/1997) que permitia doações ocultas a candidatos. O relator, ministro Teori Zavascki, argumentou que a transparência nas contas eleitorais é “indispensável” para se coibir as más relações “entre política e dinheiro”.

Eleição da OAB
Duas chapas – a Onze de Agosto e a Nova Ordem – decide na segunda-feira (16) quem vai presidir a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Paraná (OAB-PR) até 2018. A primeira, de situação, tem como presidente Jose Augusto Araujo de Noronha e a segunda, de oposição, tem como cabeça de chama Samir Mattar Assad. O voto é presencial e obrigatório, sob pena de 20% do valor da mensalidade. Em Curitiba, como a coluna já adiantou, a votação será no pavilhão de exposições do Parque Barigui.

Atentado a jornalista
O Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Paraná (Sindejor-PR), liderado pelo presidente do Grupo O Diário, Franklin Vieira da Silva, emitiu nota de repúdio pelo atentado contra o jornalista João Muniz, do jornal Correio do Povo do Paraná. Muniz mora em Quedas do Iguaçu e já vinha sendo ameaçado devido à cobertura que faz pelo jornal das invasões de propriedades rurais pelo Movimento Sem Terra. O atentado ocorreu na madrugada de quarta-feira (11).

Vagas para barnabés
A Gazeta do Povo veiculou ontem, em seu site, a relação dos oito maiores concursos para servidores públicos em prefeituras do Paraná. Os salários podem ultrapassar os R$ 9 mil. As vagas, para nível superior e médio, estão oferecidas são em Balsa Nova (300), Cambé (93), Candói (98), Castro (30), Guaraniaçu (50), Piên (55), Tijucas do Sul (36) e Porto Barreiro (35).