O dia ‘D’ de Dilma
A comissão especial do Senado, que analisou o processo de impeachment de Dilma (PT), aprovou ontem (06), por 15 votos a 5, o parecer pela admissibilidade apresentado pelo relator Antonio Anastasia (PSDB-MG). Com a votação, o pedido segue agora para o Plenário da Casa e deverá entrar na pauta da próxima quarta-feira (11). Para ser aprovado basta a maioria simples – 41 votos dos 81 senadores. Neste caso, a presidente será afastada por um período de 180 dias (seis meses), assumindo em lugar o vice-presidente Michel Temer (PMDB). Transcorrido este prazo, para ser aprovado em definitivo, é necessário o voto favorável de dois terços do colegiado – 54 votos.
Bate-boca
A votação do parecer na comissão especial do senado foi precedida por um intenso bate-boca entre Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Lindbergh Farias (PT-RJ). O motivo da discussão, uma postagem de Lindberg afirmando, numa rede social, que um eventual governo Temer retiraria direitos trabalhistas dos brasileiros.
Só dois
De todos os integrantes da atual Mesa Diretora da Câmara, apenas dois não respondem ações no Judiciário ou Tribunais de Contas – o paranaense Fernando Giacobo (PR) e Mara Gabrilli (PSDB-SP). Na linha sucessória do afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o primeiro-vice Waldir Maranhão (PP-MA) é investigado na Operação Lava Jato. Giacobo é o segundo-vice e, em caso de afastamento de Maranhão será alçado ao posto.
The Voice Kids
A próxima semana começa com música na Assembleia Legislativa. Os três paranaenses finalistas do programa da Rede Globo serão homenageados pelo desempenho na competição. Wagner Barreto, Rafa Gomes e Pérola Crepaldi participam da sessão de segunda (09) por iniciativa do deputado Jonas Guimarães (PSB).
Até dia 20
Termina dia 20 de maio o prazo para apresentação de emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem. A informação é do presidente da Comissão de Orçamento, Nereu Moura (PMDB), que recebeu a matéria no dia 15 de abril. A previsão de receita do Governo do Estado para 2017 é de R$ 55,6 bilhões, 5,22% a mais que o atual exercício.
PT lança Veneri
O PT lança hoje (07) a pré-candidatura de Tadeu Veneri à prefeitura de Curitiba. O partido define ainda os pré-candidatos a vereador. Todas as candidaturas serão referendadas na convenção municipal, em julho. O encontro será no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon), à Rua Trajano Reis, 538, a partir das 9h.
Segurança
O governador Beto Richa (PSDB) anunciou ontem, em Ponta Grossa, a compra nos próximos dias de mais mil novas viaturas policiais para atuar na segurança pública do Paraná. “Temos um percentual de viaturas que estão baixadas para manutenção que não aceito porque temos dinheiro em caixa”, disse.
Nova denúncia
Os procuradores da Operação Lava Jato em Curitiba apresentaram ontem denúncia à Justiça Federal contra o ex-senador Gim Argello (PTB-DF), o empresário Ronan Maria Pinto e outras 18 pessoas suspeitas de envolvimento em pagamentos de propinas por empreiteiras com contratos com a Petrobras.
Deixe um comentário