Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta terça, 28

Notícias do xilindró e …
… a lusitana roda! Como diz a velha expressão? Enquanto o mundo vai girando, as velhas raposas ficam dando voltas, dando voltas, até encontrar brechas para se beneficiar. Lembram do Marcelo Odebrecht, filho e herdeiro da Construtora Odebrechet? Condenado a 19 anos de prisão pelos crimes de corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro, Marcelo vai deixar a prisão, onde está desde junho de 2015. Passará a cumprir prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica. O benefício é resultado de sua delação premiada.

Xilindró?
Outro que está curtindo a vida é Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobrás condenado há mais de 25 anos de reclusão por crimes semelhantes ao herdeiro da Odebrecht. A partir de 24 de dezembro, Cerveró poderá levar sua tornozeleira eletrônica passear. Das 10h às 20h, poderá se deslocar diariamente entre o Rio de Janeiro e Petrópolis. Ele é acusado de receber R$ 54 milhões em propina.

Xilindró III
A imprensa nacional veiculou, no final de semana, informação sobre uma inspeção surpresa nas celas dos poderosos do Rio de Janeiro. A marmita gourmet dos presidiários tinha de bolinhos de bacalhau e camarão a queijo francês. Só para contextualizar, nenhum dos produtos sai por menos de R$ 200 o quilo.

Alta
O presidente Michel Temer, como adiantou a coluna ontem (27), recebeu alta hospitalar. No final de semana ele passou por um cateterismo no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Empregos
Dos 100 municípios com maiores saldos de empregos formais do País em outubro, cinco deles são do Paraná. Curitiba (558 postos) na 40ª posição, Cascavel (448 postos) em 53ª, Maringá (445 postos) em 54ª, Londrina (378 postos) em 62ª e Pato Branco (243 postos) na posição 100ª. Os dados são do Caged e representam o saldo entre admissões e demissões.

Eja
As matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o ano letivo de 2018, começam dia 1º de dezembro em Palmas, no Sudoeste do Paraná. O procedimento vai até o dia 15 de dezembro. As aulas, no próximo ano, serão ofertadas nas oito unidades de educação pública da rede municipal de ensino, adiantou a secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou.

Esquerda e direita
A Folha de S.Paulo destacou ontem que o palanque eleitoral de Geraldo Alckmin em 2018 reunirá ideias de esquerda, como a redistribuição de renda pelo Estado por meio de programas sociais, e de direita, como o aperto nas contas públicas, privatizações e uma política dura de segurança.

Tucanato
O governador de São Paulo será ungido presidente do PSDB nacional. O senador Tasso Jeiressatti (CE) e o governador de Goiás, Marconi Perillo, vão abrir mão de suas candidaturas para que Alckmin assuma no lugar do senador Aécio Neves (MG).