Dobrandino reafirma seu
apoio em Claudio Rorato
O ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Dobrandino da Silva, participou sábado (24) da convenção estadual do PMDB. À coluna, contou que no pleito do ano que vem irá apoiar a candidatura do advogado Claudio Rorato, à sucessão do prefeito Reni Pereira (PSB). “A pré-candidatura do Claudio está sendo muito bem aceita por toda a cidade”, disse.
Vida nova
Ainda em conversa com a coluna, Dobrandino disse que tem se sentido muito bem após se afastar da vida pública. “Vendo as coisas de fora hoje, principalmente o que acontece na Assembleia Legislativa, só posso dizer que foi muito bom não ter me candidatado novamente”. Na convenção, o ex-prefeito estava acompanhado de Sérgio Beltrame e de Ângelo Calgaro.
Na Justiça
A convenção do PMDB continua rendendo. O ex-governador Orlando Pessuti disse que a eleição do senador Roberto Requião para presidente está sub judice. Segundo ele, o ato não passou de uma “uma farsa eivada de arbitrariedades”.
O mais rejeitado
O ex-presidente Lula (PT) é o mais rejeitado entre os presidenciáveis de 2018. De acordo com pesquisa Ibope, realizada de 17 a 21 de outubro, Lula é rejeitado por 55% dos brasileiros. No levantamento de maio de 2014, ele tinha 33%. O desgaste de Lula, no entanto, não está sendo capitalizado por ninguém.
Ruim para todos
De acordo com a sondagem, divulgada no jornal O Estado de São Paulo, a rejeição a Aécio Neves (PSDB) subiu de 42% para 47% em um ano, a de Marina Silva (Rede) de 31% para 50% neste período; e a de José Serra (PSDB), de 47% para 54% em dois anos. Não há comparativo, mas a rejeição a Geraldo Alckmin (PSDB) e a Ciro Gomes (PDT) é igualmente alta: 52% para ambos.
Voto certo
A taxa de eleitores que dizem que votariam com certeza em Lula ainda é maior do que a de todos os seus rivais: 23% – antes era de 33% em maio de 2014. Em segundo lugar aparece Aécio com 15%, seguido de perto por Marina, com 11%. Serra tem 8%, Alckmin tem 7% e Ciro, 4%.
Orçamento público
Os mistérios do orçamento público se tornarão mais acessíveis os funcionários da Assembleia, estudantes de direito e ao público em geral. Na quarta (28) o plenarinho do legislativo será palco de um curso sobre o tema, a partir das 10h.
Polêmica
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa deve retomar, hoje (27), a discussão do projeto da bancada evangélica que pretende proibir a “doutrinação” política e moral nas escolas estaduais. A proposta prevê que professores que falarem de política ou tentarem ensinar conceitos morais e religiosos diferentes das famílias dos estudantes podem sofrer processo administrativo e até serem demitidos.
Polêmica II
O projeto também proíbe os professores de incitarem “seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas”. A APP-Sindicato, que representa os professores, já avisou que vai trabalhar para derrubar a proposta, que chama de “PL da mordaça”.
Prêmio Agrinho
A coluna parabeniza a estudante Julia Novelli Ledur, da Escola Municipal João da Costa Viana, pelo 1º lugar no concurso de Desenho da Rede Pública da 20ª edição do Agrinho – evento promovido pelo sistema Faep/Senar-PR. A premiação, entregue na manhã de ontem (26), mobilizou mais de 718 mil estudantes de 330 municípios do Estado este ano. Julia tem como professora Luciane Schllemer Angeli e a diretora da escola é Cátia Gadonski.
Deixe um comentário