Novas pesquisas
Os institutos Ibope Inteligência e Opinião Pesquisa registraram respectivamente domingo e sábado (23 e 22) novas pesquisas para avaliar o humor dos eleitores no segundo turno em Curitiba. O Ibope, contratado pela RPC/TV ao custo de R$ 68.645,54, vai ouvir 1001 eleitores e deverá ser divulgado sábado (29), na véspera da eleição. O registro no TSE leva o número PR-00015/2016. Já o Opinião, contratado ao custo de R$ 20 mil pelo Portal Massa News, vai ouvir 1.200 eleitores e deverá ser divulgado na sexta-feira (28). O registro no TSE leva o número PR-00703/2016.
A quem serve?
A pergunta é do jornalista Fábio Campana, ao analisar pesquisa que está registrada no TRE. Trata-se do misterioso Veritá, que em setembro fez pesquisa eleitoral em Curitiba, mas jamais divulgou o resultado, o que levou os espertos da área a levantar as piores suspeitas sobre o Instituto.
Desistiu?
Pelo que tudo indica o deputado federal Aliel Machado (Rede) desistiu de disputar o segundo turno da eleição para prefeito de Ponta Grossa. A avaliação é de um atento observador da política nativa, que estranhou ao analisar as emendas ao Orçamento da União de 2017.
Desistiu? II
Segundo o Bocudo, Aliel destinou recursos para “diversos municípios do Paraná” e nada, absolutamente nada para a Capital dos Campos Gerais. “Será que ele decidiu penalizar antecipadamente os eleitores de Ponta Grossa?”, indagou.
Morte na escola
A notícia da morte de um adolescente de 16 anos, dentro da Escola Estadual Santa Felicidade, em Curitiba, pegou muita gente de surpresa ontem (24). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele foi vítima de um “objeto cortante” dentro da unidade de ensino, que está ocupada por estudantes há mais de uma semana.
Na Alep
A notícia da morte do adolescente veio a público durante a sessão de ontem da Assembleia Legislativa. O fato ganhou destaque no Plenário. Primeiro o deputado Houssein Bakri (PSD) falou do caso, logo confirmado pelo líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli (PSB).
Menos partidos
Na ressaca das eleições, o Senado dará prioridade à PEC que cria uma cláusula de barreira, que não só irá desestimular a criação como ameaçará o funcionamento pleno de pelo menos 15 dos 28 partidos políticos com representação no Congresso. O desempenho nas urnas, segundo o jornal Metro/Curitiba, será pré-requisito para ter representação na Câmara, tempo de rádio e televisão e, sobretudo, acesso aos recursos do fundo partidário.
Menos partidos II
Para não sofrer a ‘degola’, as legendas serão obrigadas a atingir, no mínimo, 3% dos votos válidos em todo país e 2% em pelo menos 14 Estados.
Sem posse
A Corte Eleitoral negou na sexta (21), o provimento a recurso contra sentença proferida pelo juízo da 104ª Zona Eleitoral, para indeferir o registro Mario Casanova, candidato eleito como prefeito de Primeiro de Maio. Para o relator, Paulo Afonso Da Motta Ribeiro, “não há como se afastar a inelegibilidade do recorrente prevista”.
Deixe um comentário