Favorito do governo
O deputado Fernando Giacobo (PR-PR), que tem base eleitoral no Oeste do Paraná, conta com aval do Planalto para presidir a Câmara federal, num mandato-tampão (até fevereiro de 2017). Isto tudo, claro, se o atual presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado do cargo por decisão do STF, seja cassado no plenário. É bom lembrar que Giacobo, apesar de ser segundo vice-presidente, já preside as sessões e as votações do legislativo, em função da enrolação que vive o primeiro vice, Waldir Maranhão (PP-MA).
Pesquisa na praça
Apesar do clima chuvoso e frio que marcaram o início do inverno, a segunda (20) foi quente nos bastidores políticos de Curitiba. Tudo por conta de uma pesquisa de intenção de voto, para consumo interno, feita por um renomado instituto. O levantamento, visto apenas por privilegiados, era o combustível que faltava para acelerar as articulações rumo ao Palácio 29 de Março.
“20 nomes”
O meio político nacional entrou em polvorosa com uma lista entregue ao Ministério Público de Minas Gerais pelo operador do Mensalão, Marcos Valério, na tentativa de fechar um acordo de delação premiada. A relação, segundo a defesa dele, traz o nome de pelo menos 20 políticos de alto coturno. Ai, ai, ai…
Foro privilegiado
O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, Osmar Serraglio (PMB-PR), pautou para ontem a votação da proposta de emenda constitucional que visa acabar com o foro privilegiado de deputados e senadores. Até o fechamento da coluna, o item ainda não havia sido votado.
Fórum do MP
A presidente do Sindicato do Ministério Público, Elizabeth Hage Thomé Krause e a coordenadora da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos do Brasil, Elis Regina Slomski, estiveram ontem na Assembleia Legislativa para convidar o presidente Ademar Traiano, para participar do I Fórum Nacional dos Ministérios Públicos do Brasil. O evento será de 6 a 7 de outubro na sede do MP do Paraná.
Virada Cultural
A Assembleia Legislativa aprovou ontem, em primeira discussão, projeto de lei do deputado Chico Brasileiro (PSD), que inclui a Virada Cultural no Calendário Oficial de Eventos do Estado. O evento, que reúne artistas de vários estilos, é realizado anualmente no mês de novembro em Curitiba e vários municípios do Paraná.
Skate
A Assembleia Legislativa abre nesta terça (21), às 17h30, a “Semana Estadual de Fomento ao Skate. O ato, convocado pelo deputado Felipe Francischini (SD), será no Espaço Cultural.
Microempresas
Entre os estados do Sul, o Paraná foi o que mais gerou emprego nas microempresas nos primeiros quatro meses deste ano. É o que revelam os dados do Caged/Ministério do Trabalho. No período, o saldo positivo – entre admitidos e demitidos – foi de 12,8 mil vagas. Santa Catarina registrou um saldo de 12 mil e o Rio Grande do Sul de 10,2 mil. O levantamento abrange empresas com até nove funcionários.
Deixe um comentário