Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta terça, 20

Coluna Boca Maldita desta terça, 20

Reforma restringe pequenos
A reforma política aprovada pelo Congresso Nacional vai dificultar a vida dos pequenos partidos nas eleições de 2016. Além de restringir a presença em debates na televisão, os parlamentares também reduziram o tempo da campanha eleitoral, sob o argumento de diminuir os custos. As duas medidas, segundo o portal Bem Paraná, vão favorecer os candidatos de legendas maiores que já tem vantagem na propaganda eleitoral gratuita e contam com nomes conhecidos.

Restrição II
Os concorrentes de siglas menores terão menos tempo e oportunidades para divulgarem planos e propostas. Até a eleição passada bastava que o partido tivesse um único deputado federal para garantir o candidato a prefeito nos debates. A partir do ano que vem só os candidatos de legendas com no mínimo nove parlamentares terão esse privilégio. Com isso, 12 dos 28 partidos que têm deputados federais não poderão participar.

Troca-troca partidário
A “janela” aberta na reforma aprovada no Congresso já deu efeitos em Curitiba. Pelo menos três vereadores mudaram de partido. Toninho da Farmácia trocou o PP pelo PDT, Jorge Bernardi saiu do PDT e foi para a Rede Sustentabilidade e Paulo Rink, deixou o PPS para se filiar ao PR.

Cida assume o governo
A vice-governadora Cida Borghetti assumiu interinamente o governo nesta segunda-feira (19) e ficará no cargo até sexta-feira (23). Na posse, ela adiantou que amanhã (21) viajará a Brasília e que vai cumprir agenda nas cidades do interior do Paraná.

Só Londrina salva
A rodada do final de semana foi péssima para os times do Paraná. Coritiba e Atlético apanharam tipo gente grande pela série A do Brasileirão. Só quem salvou foi o Tubarão. O Londrina voltou à série B do Campeonato Brasileiro, com uma vitória de 1×0 sobre o Confiança, diante de uma torcida de quase 30 mil pessoas no estádio do Café. O time do norte paranaense não disputava a segunda divisão nacional desde 2004.

Guarda em greve
Os guardas municipais de Curitiba paralisaram as atividades ontem (19). O sindicato da categoria diz que apenas 43,8% do efetivo estava trabalhando. O diretor do Sigmuc, Roberto Prebianka, afirmou à Banda B que alguns serviços não devem ser atendidos durante a paralisação. Os servidores deram um prazo de 24 horas para a prefeitura atender as reivindicações, caso contrário, a greve continua.

Frase da semana
“Um País entre o impeachment e o ‘impizzament'”. Da revista Veja.

Lava Jato em números
Já chega a 62 o número de parlamentares, ex-parlamentares, dirigentes partidários, ministros e governadores envolvidos em denúncias de corrupção na Petrobras, investigados na Operação Lava Jato. É o que revela levantamento do jornal O Globo. O PP está no topo da lista, com 31 políticos investigados. Depois vem PT e PMDB com 12 cada, PSB com 2 e PSDB, PTB e Solidariedade com um cada. Dois estão sem partido.

Mais uma
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato no Paraná, aceitou nesta ontem nova denúncia contra os executivos da Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht, Marcio Faria da Silva, Rogério Araújo e Cesar Rocha pelo crime de corrupção ativa. Eles estão presos desde 19 de junho, quando a PF deflagrou a 14ª fase da Operação. Também foram denunciados os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco e Renato Duque por corrupção passiva.

Bancários
A greve da categoria completa hoje (20), 15 dias. Com as caixas eletrônicas e as lotéricas, muitos clientes tem se virado, mas tem questões que só uma pessoa pode resolver.