Suplentes lá
As eleições municipais deste ano levaram para a disputa nove deputados paranaenses – sete estaduais e dois federais. A eleição deles, claro, abre vaga para os respectivos suplentes. Diante do imbróglio envolvendo a eleição do novo prefeito, que será decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao menos um motivo para comemorar tem a população de Foz do Iguaçu. Com a vitória de Marcelo Belinati (PP) em Londrina, quem assume a cadeira na Câmara Federal é o suplente Professor Sérgio (DEM), que já ocupou o cargo por alguns meses este ano. Quem também se deu bem é Luis Corti (PSC), que já foi prefeito de São Jorge D’Oeste. Ele é o terceiro suplente na linha sucessória de Leonaldo Paranhos (PSC), eleito prefeito no primeiro turno em Cascavel. Antes de Corti estão Toninho da Farmácia (PSC) e Berto Silva (PSC), eleitos prefeitos de São José dos Pinhais e Laranjeiras do Sul, respectivamente.
Suplentes lá II
Mas as mudanças nas legislaturas da Assembleia Legislativa e Câmara Federal podem não parar por aí. É que ainda estão na disputa Ney Leprevost (PSD) e Aliel Machado (Rede), no segundo turno em Curitiba e Ponta Grossa. Já em Foz, o deputado Chico Brasileiro (PSD), que foi o segundo mais votado, poderá assumir o cargo, caso o TSE mantenha indeferida a candidatura de Paulo Mac Donald (PDT), o mais votado no pleito de domingo (02).
Quatro debates
Neste segundo turno em Curitiba, os candidatos Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD), irão se confrontar ao menos em quatro debates. O primeiro será nesta quarta (05), promovido pela Gazeta do Povo, com transmissão ao vivo a partir das 14h. Depois eles se confrontam na Band (serxta, 07), na RIC (dia 23) e na RPC (dia 28).
Terceiro mandato
O Engenheiro Agrônomo Paulo Furiati recebeu conquistou domingo (02) o terceiro mandato na prefeitura da Lapa, região metropolitana de Curitiba. Antes ele dirigiu os destinos do município de 2001 a 2004 e de 2009 a 2012. Furiati venceu a atual prefeita Leila Klenk (PT), que recebeu 8.292 votos (29%), Marcelo Batista (PSDB) com 4.390 (15%) e Luiz Mazanek (PRTB), que recebeu 1.944 votos (6%).
História
Com a eleição, Furiati faz história e se iguala, com o maior número de mandatos na Lapa, ao ex-prefeito Sérgio Leoni. Nesta nova etapa, o peemedebista terá grandes desafios pela frente.
Vinho português
Enquanto analisa o resultado das eleições de domingo (02) e os números pouco favoráveis ao PMDB, o senador Roberto Requião degusta uma boa garrafa de vinho. E aproveita o twitter para recomendar. O detalhe é que cada unidade da bebida custa em média R$ 1,7 mil, algo em torno de dois salários mínimos do país.
Amop de Jornalismo
Permanecem abertas até a quarta-feira (11 de outubro), as inscrições para o 11º Prêmio Amop de Jornalismo, com o tema “O papel transformador da assistência social na vida das pessoas”. Participam trabalhos inscritos nas categorias Televisão, Rádio, Impresso e Fotografia. O evento será realizado no dia 11 de novembro.
Deixe um comentário