Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta terça, 04

José Dirceu preso novamente
A nova prisão do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), a pedido do juiz federal da Lava Jato, Sérgio Moro, centralizou os debates no meio político da capital. Dirceu estava em sua casa em Brasília, onde cumpria prisão domiciliar, quando recebeu ordem de prisão, na 17ª fase da operação. Ainda não se sabe se ele deverá ser transferido para Curitiba ou permanece na capital federal. Durante o dia, Moro determinou o bloqueio de até R$ 20 milhões do ex-ministro. Ele confiscou ainda o mesmo valor de outros sete investigados que levou à “Pixuleco”, nome da 17ª fase da Lava Jato.

‘Espetáculo para a mídia’
O senador Roberto Requião (PMDB), que é amigo de longa data de José Dirceu, disse que a prisão é espetáculo para satisfazer a mídia. “A prisão de Dirceu é ilegal e absurda. Deverá ser revogada pelo Supremo Tribunal Federal”. “Dirceu cumpre pena domiciliar pela condenação da AP 470 (mensalão), logo ele não poderia ser preso. No máximo seria uma condução coercitiva para depoimento em Curitiba”, completou.

Menos ministérios
Informa o Estadão que a presidente Dilma Rousseff (PT) vai atender a apelos pelo enxugamento da máquina e redução de gastos públicos. Ela decidiu dar aval a um corte no número de ministérios – atualmente são 38 ministros. Em março, Dilma encomendou um estudo sobre a redução de pastas. Desde então, a discussão ganhou corpo no Planalto que pretende poupar do novo desenho os ministérios da área social, ligados a movimentos identificados com o PT.

Mais empregos no Turismo
O setor do turismo no Paraná registrou crescimento de 19,03% no número de empregos, de 2010 a 2013. De acordo com o último levantamento da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, em dezembro de 2010 o Estado contabilizava 121.569 trabalhadores empregados nas áreas ligadas ao turismo. Em 2013, esse número saltou para 144.701.

Mais estabelecimentos
O levantamento apontou, também, que o número de estabelecimentos formais da área de turismo cresceu 18,02%, no mesmo período. Atualmente, as áreas com mais estabelecimentos turísticos do Estado são as regiões Metropolitana de Curitiba (40,22%), Norte Central (19,93%) e Oeste (13,23%).

Estrangeiros no Paraná
Em 2014, o Paraná respondeu pelo destino de 13,2% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil, sendo o quarto estado mais participativo do país. O Paraná também ocupa atualmente a quinta colocação no ranking nacional de agências cadastradas no Ministério do Turismo, com 1.129 unidades. Os dois destinos mais procurados no Estado são de Foz do Iguaçu: Parque Nacional do Iguaçu e Usina de Itaipu. Em terceiro lugar está a Linha Turismo, que é uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba.

TV Assembleia
A emissora oficial da Assembleia Legislativa mudou de nome. A partir desta semana deixa de ser TV Sinal (Som, Imagens e Notícias da Assembleia Legislativa) e passa a ser denominada TV Assembleia. O presidente, Ademar Traiano (PSDB), anunciou a mudança no final da sessão desta segunda-feira (3), a primeira após o recesso parlamentar de julho.