Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta terça, 01

Coluna Boca Maldita desta terça, 01

PDT lança Osmar 2018
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou no sábado (28 de novembro), sua convenção estadual em Curitiba. Como a coluna adiantou, o ex-senador Osmar Dias foi reconduzido ao cargo. O ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, participou do ato, que teve presença do ex-ministro Manoel Dias, membro da executiva nacional do partido.

Nova direção II
Além de Osmar Dias na presidência, a executiva estadual do PDT será composta pelo prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi (1º vice-presidente), o deputado estadual Fernando Scanavaca como 2º vice-presidente e o ex-deputado estadual Neivo Beraldi (secretário-geral). Para o ano que vem, o PDT pretende ampliar de 25% das prefeituras que administra hoje para até 50%.

Pedágio nas alturas
Começa a vigorar nesta terça (1º) as novas tarifas do pedágio nas rodovias do Paraná. Em alguns casos, o reajuste é superior a 10%, acima da inflação. Com os novos valores, a tarifa na praça de São Miguel do Iguaçu (Santa Terezinha de Itaipu) vai a R$ 14,10. Na praça da ligação entre Curitiba e o litoral do Paraná, a tarifa vai a R$ 18,00, a mais cara do Estado.

PMDB quer saber
O diretório estadual do PMDB enviou nos últimos dias, aos diretórios municipais, duas páginas de questionários relacionados a campanha eleitoral do ano que vem. No documento, assinado pelo presidente e o secretário-geral – senador Roberto Requião e o deputado federal João Arruda – são listadas perguntas sobre candidatura própria ou coligação, em outubro de 2016. No último caso, a intenção é saber se o PMDB vai indicar o candidato à vice.

Quer saber II
A direção estadual do PMDB também quer saber se o partido terá chapa completa de candidatos a vereador e quais os deputados estadual e federal representam o diretório municipal na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. O partido, só para ilustrar, é o único que tem diretórios constituídos nos 399 municípios do Paraná.

Desencarcerador
O deputado Chico Brasileiro (PSD) participou na última semana da entrega de um desencarcerador, repassado pelo 9º Grupamento de Bombeiros de Foz, ao Corpo de Bombeiros de São Miguel do Iguaçu. “Era uma reivindicação da cidade e a união de todos representantes foi fundamental para entregarmos esse equipamento que irá salvar muitas vidas. Os bombeiros exercem um trabalho reconhecido pela população e precisamos garantir as melhores condições de trabalho para a corporação”, destacou o parlamentar.

De olho na CAE
A senadora Gleisi Hoffmann (PT) está de olho na vaga aberta com a prisão de Delcídio do Amaral (PT), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. “Caso se confirme, o PT trocará um investigado preso por uma investigada solta”, destaca a coluna Expresso, da Época. Outro cargo em aberto, com a prisão do senador, é o da Liderança do Governo na Casa.

PT abandona
A decisão final será em março, mas ninguém mais tem dúvidas. Em um encontro marcado pela perplexidade do “efeito Delcídio”, aproximadamente 250 petistas votaram por unanimidade indicar o nome do deputado Tadeu Veneri à sucessão do prefeito Gustavo Fruet (PDT), em Curitiba.

Mirian abandona
Nem a própria vice-prefeita acredita na gestão Fruet. No encontro, Mirian Gonçalves pregou abertamente a candidatura própria do partido na capital.