Amop fecha questão sobre
protestos na segunda, 21
As prefeituras da abrangência da Amop vão promover segunda-feira (21) uma série de ações para demonstrar o descontentamento com a crise que afeta as administrações. A decisão, por unanimidade, ocorreu ontem (17) durante assembleia em Cascavel. Pelo menos 33 prefeitos e prefeitas participaram da reunião.
Protestos II
Paralelamente aos protestos, a Amop está incentivando os municípios associados a promover manifestações para levar ao conhecimento da população a realidade de penúria que enfrentam. “As prefeituras estão arcando com mais de 30% da arrecadação com despesas de saúde, ao passo que a obrigação constitucional é de 15%. Na educação não é diferente, Os municípios comprometem 30% de sua receita com esse setor, 5% a mais do que o dever imposto pela legislação”, listou o presidente, o prefeito de Santa Tereza do Oeste, Amarildo Rigolin.
Contra novo ajuste
Não será assim tão fácil para os governos federal e estadual aprovarem os ajustes fiscais anunciadas nos últimos dias. As medidas são vistas com desconfiança por representantes das entidades de classe do setor produtivo, de prestação de serviços e de instituições de classe do Paraná. Eles assinaram um “manifesto aos governantes” no qual se posicionam contra a recriação da CPMF, no plano nacional e contra a elevação do ITMCD, no estadual.
Contra II
O manifesto é assinado pela OAB-PR, Fecomércio, FAEP, FIEP, Faciap, Fetranspar,Sistema Ocepar, Associação Comercial do Paraná, Sescap, CRECI, CRC e Movimento Pró-Paraná. O documento foi entregue ontem ao primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Plauto Miró (DEM), o primeiro parlamentar a se posicionar publicamente contra o pacote.
PSC e os 300 pré-candidatos
Na reta final do prazo para filiações para quem quer disputar as eleições de outubro de 2016, o PSC do Paraná contabiliza mais de 300 pré-candidatos a prefeito em todas as regiões do Paraná. A afirmação é do presidente estadual do partido, Ratinho Jr, que na última quarta (16) abonou a ficha de filiação de mais 20 lideranças.
Itaipu em greve
Trabalhadores da Itaipu em Curitiba vão entrar em greve segunda (21). A decisão foi aprovada ontem em assembleia em frente á sede administrativa. Em Foz os trabalhadores do lado brasileiro já estão em greve, desde quarta (16). Os serviços essenciais como a produção de energia são mantidos, adiantou o presidente do Sindenel, Alexandre Donizete Martins.
Piada pronta
O ex-ministro da Educação, Cid Gomes, vai pagar R$ 50 mil para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por chamar deputado de achacador. Disse Cid no plenário da Câmara: “Prefiro ser acusado por ele de mal-educado do que ser como ele, acusado de achaque”.
Ônibus mais caro
Calma gente, é em Curitiba, isso se a Justiça concordar. O Sindicato das Empresas de Transporte entrou com ação pedindo que a Justiça determine o reajuste da tarifa de ônibus na capital. Caso o pedido seja atendido, os usuários vão pagar a conta da nova tarifa, que deve passar dos R$ 3,40 de acordo com a ação.
Iguaçuense em destaque
O escritor e estudante de Jornalismo do Centro Universitário UDC Alexandre Martins teve um conto seu aprovado pela Editora Andros, para integrar a coletânea Marcas Eternas, com lançamento previsto para novembro. O conto apresenta um casal de jovens apaixonados que se preparam para um jantar romântico, mas algo inesperado acontece.
Deixe um comentário