Drama de fronteira
O governo acaba de criar um comitê específico para tentar pôr ordem nas fronteiras brasileiras. Trata-se de uma resposta às críticas do TCU, que expôs o problema há poucos meses numa avaliação devastadora. Tomar conta das fronteiras brasileiras é uma tarefa dificílima, anotou Matias Spektor, em sua coluna de ontem (14) na Folha de S.Paulo. A faixa de 17 mil quilômetros de extensão terrestre envolve quase 600 municípios e dez países vizinhos.
Fronteira II
O fluxo estimado de contrabando e pirataria está na casa de R$ 100 bilhões, uma conta na qual nem sequer entram o tráfico de drogas e de armas de fogo, a prostituição, a posse ilegal de terras e o trabalho escravo. Numa área de mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, estabelecer comando e controle demandaria algo análogo a uma enorme operação de guerra.
Cristovam em Curitiba
Nesta sexta (15), o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) estará em Curitiba para uma conversa com os empresários e convidados da Associação Comercial do Paraná. “A nova conjuntura política nacional e seus efeitos” é o tema da palestra de Buarque às 14h na sede da ACP, no centro de Curitiba.
Nova derrota
O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sofreu ontem um novo revés. A maioria dos membros da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal rejeitou seu recurso contra o processo de cassação do mandato. A ação segue agora para o Plenário e deverá entrar em votação no mês de agosto, após o “recesso branco” do Congresso Nacional.
Saúde
Este é o principal problema de Curitiba, segundo pesquisa Ibope divulgada esta semana. A saúde foi mencionada por 67% dos entrevistados, seguida de segurança (51%), educação (35%), geração de empregos (28%), transporte coletivo (23%), corrupção (18%), trânsito (16%), calçamento de ruas e avenidas (13%), impostos e taxas (13%) e limpeza pública (6%).
Faróis acesos
O deputado Nereu Moura apresentou requerimento solicitando ao Detran/PR para que promova campanhas de esclarecimento, divulgação e conscientização dos motoristas sobre as novas regras de trânsito que entraram em vigor dia 8 de julho. O Paraná é o segundo estado com mais multas, com uma média de 500 autuações dia.
Caso Reni
A notícia da prisão domiciliar do prefeito de Foz, Reni Pereira (PSB), pegou todo mundo de surpresa na Assembleia Legislativa. A coluna conversou com conhecidos de Reni que disseram terem ficados atônitos. “Não esperava isto”, revelou um deputado, que atuou junto com Reni na Casa de Leis.
Deu Maia
Numa disputa decidida em 2º turno, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara para ocupar um mandato-tampão de seis meses, até 31 de janeiro de 2017. Maia teve 285 votos, contra 170 de Rogério Rosso (PSD-DF). Houve ainda 5 votos em branco entre os 460 deputados presentes.
Motos e carros
Foz vai receber, de 23 a 24 de julho, na Praça do Mitre, a 2ª Festa do Dia do Motociclista e o 2º Mega Encontro de Carros. Para o acesso às exposições, será cobrado ingresso de um quilo de alimento não perecível, que serão doados a ACDD.
Deixe um comentário