Esperando Aliel
Rejeitado novamente nas urnas no último domingo (02), desta vez para vereador em Curitiba (recebeu 4.257 votos), o ex-deputado federal Ângelo Vanhoni (PT), espera com muita ansiedade o segundo turno das eleições em Ponta Grossa. Na condição de primeiro suplente, ele assumiria o cargo em Brasília no lugar do deputado Aliel Machado (Rede), que está no pleito contra o atual prefeito e candidato a reeleição, Marcelo Rangel (PPS). Em 2012, Aliel estava na coligação entre PT e PCdoB, mais tarde aproveitou a janela da infidelidade e migrou para o Rede. Com a boa perspectiva, lideranças petistas apeadas do poder na capital estão descendo em peso para a região dos Campos Gerais. Se vai dar certo, só as urnas irão responder dia 30.
A primeira …
… em Curitiba. Ontem (06) a coluna registrou duas pesquisas de intenção de votos no segundo turno, registradas para Maringá. Pois, pois, também ontem o Instituto Opinião, contratado pela rádio BandNews FM, registrou o primeiro levantamento sobre a disputa no segundo turno em Curitiba, entre Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD). Os dados serão divulgados terça (11). Serão ouvidas 1.200 pessoas e o protocolo no TRE é PR-04268/2016.
Deferida
A prefeita de Roncador, Marília Gonçalves (PSDB), conseguiu garantir no TRE o registro de sua candidatura à reeleição. O julgamento, por unanimidade, foi no sábado, véspera da eleição. Como a decisão ainda não foi publicada, no site do TSE o nome dela continua como “indererido” e com votos zerados. Marília teve 4.412 votos, contra 2.885 do segundo mais votado, Orlando da Fonseca (PSD).
Indeferido
Já em Moreira Sales, os eleitores terão que retornar às urnas nos próximos dias. É que o TRE negou o registro da candidatura de Hugo Berti. Por seis votos a zero, desembargadores do Tribunal entenderam que Hugo está inelegível. A votação aconteceu ontem.
Enrolação
O resultado do julgamento era muito aguardado em Moreira Sales, uma vez que Hugo Berti propagou durante toda a campanha eleitoral, que não devia nada para a Justiça e que o registro de sua candidatura era questão de tempo. Na verdade, ele foi considerado ‘Ficha Suja” por possuir condenação por improbidade administrativa. Ele ainda pode recorrer no TSE.
Bizarro I
Ainda sobre a série de nomes estranhos no pleito deste ano, em Ponta Grossa Jussiê Galo Cego (PTC) fez uma propaganda que pode ser considerada assustadora por alguns: ele tirava sua prótese de olho em vídeo no qual pedia votos. A ação não teve resultado: com apenas 237 votos (0,13%), ele não conseguiu ser eleito.
Bizarro II
Já em Londrina, Boca Aberta (PR) fez campanha contra “seus político ladrão” usando um colete à prova de balas e teve resultado. Ele foi o vereador com mais votos na cidade – 11.484 ou 4,5% dos votos.
Moro comemora…
Responsável por julgar os processos contra empreiteiros e empresários acusados de pagar propinas em um bilionário esquema de corrupção instalado na Petrobras, o juiz Sergio Moro comemorou ontem a decisão do STF de permitir prisões e execução de penas já em segunda instância, sem a necessidade do chamado trânsito em julgado.
… OAB lamenta
Já a OAB, como era de se esperar, divulgou ontem nota lamentando a decisão do STF de manter a prisão de condenados em segunda instância.
Deixe um comentário