Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta sexta, 05

cida-borghetti-pros

De saída do Pros
A vice-governadora Cida Borghetti anunciou ontem (4) sua desfiliação do Pros, devido às mudanças no comando do partido no Paraná e as proximidades das eleições municipais. De acordo com Fábio Campana, Cida telefonou ao presidente nacional da legenda, Eurípedes Júnior, e agradeceu “a confiança e a parceria da executiva nacional”.

De saída do PSDB
Apesar de ter tomado a decisão no final do ano passado e já ter participado de programa de rádio e teve do Partido Verde, só ontem o senador Alvaro Dias comunicou oficialmente ao Senado sua desfiliação do PSDB.

Dia do Muçulmano
O deputado Alexandre Curi (PMDB) apresentou projeto de lei que institui o “Dia Estadual do Povo Muçulmano”, a ser comemorado em 12 de maio. A iniciativa homenageia os imigrantes que residem no Paraná, que tem a segunda maior comunidade árabe do país, radicada em Foz, e forte presença em Curitiba e outras cidades. A proposta está em análise na CCJ da Assembleia Legislativa.

Concurso da Alep
O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), quarta (3) que o desejo da Mesa Executiva é realizar o concurso público para preenchimento de cargos na Casa ainda no primeiro semestre de 2016. O processo seletivo, anunciado no ano passado, preencherá aproximadamente 100 vagas no quadro funcional, com salários que vão de R$ 3,2 mil a R$ 9 mil.

Isenção do pedágio
Olha que boa notícia. A Justiça Federal está concedendo isenção do pedágio na praça localizada em Jacarezinho, no Norte do Paraná e que é mantida pela Econorte. Para garantir o benefício é necessário ingressar com ação contra a cobrança.

Não mão do Gilmar
Ao que tudo indica vai piorar a relação da presidente Dilma (PT) com o Judiciário nos próximos meses. O TSE escolheu o ministro Gilmar Mendes, antipetista declarado, para presidir a corte nos próximos dois anos. Mendes substituirá Dias Toffoli, a partir de maio, e será responsável pelo julgamento final da ação de impugnação do mandato de Dilma e de seu vice, Michel Temer (PMDB).

Toffoli em Curitiba
O ministro Dias Toffoli é esperado dia 12, em Curitiba, para a posse do novo presidente do TRE-PR, o desembargador Luiz Fernando Tomazi Keppen.

Kassab também
Outro figurão que também chega a capital, só que um dia antes, é o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O ministro das Cidades vem para acertar ponteiros com lideranças locais nas eleições de outubro.

Janela da infidelidade
A Agência Senado informa que dia 18 o presidente Renan Calheiros irá promulgar a Emenda Constitucional que abre janela de 30 dias para políticos eleitos trocarem de partido sem perder o mandato. A desfiliação não será considerada para fins de distribuição do dinheiro do Fundo Partidário e acesso ao tempo de rádio e televisão.

Política na pauta
Um grupo de jovens de Foz do Iguaçu informa que prepara, para breve, um programa de televisão para discutir política. De acordo com um dos mentores da proposta, apesar de muita gente torcer o nariz para o tema, é no debate político que será possível melhorar a qualidade dos representantes eleitos nas urnas. A coluna deseja sucesso ao grupo!