República de Curitiba
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quinta-feira (2), por sorteio eletrônico, que o ministro Edson Fachin vai ser o novo relator da Operação Lava Jato no tribunal. Com isso, dois paranaenses estão nas pontas dos julgamentos do maior escândalo de corrupção da história do país: Fachin no STF e Sérgio Moro na primeira instância, em Curitiba.
República de Curitiba 2
A escolha de Fachin também agradou aos procuradores que atuam na força tarefa da operação, também em Curitiba. O novo ministro-relator é tido como um perfil técnico, muito próximo ao do ex-ministro Teori Zavascki.
Serraglio fora…
O deputado federal paranaense Osmar Serraglio (PMDB) perdeu a disputa pelo cargo de 1º vice-presidente da Câmara. No segundo turno da eleição, Serraglio teve 204 votos contra 265 do deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG). No primeiro turno, Serraglio foi o segundo mais votado, com 154 votos, contra 192 votos de Ramalho.
…Giacobo dentro
Já Fernando Giacobo (PR) foi eleito 1º secretário da Câmara Federal. Giacobo, que ocupava a 2ª vice-presidência da Casa não teve adversários e fez 406 votos. Na nova função, ele será o responsável por acompanhar os serviços administrativos da Casa e gerenciar um orçamento bilionário a cada ano.
Claudia comemora
A deputada Claudia Pereira, líder do PSC na Assembleia Legislativa, comemorou a conquista de um cargo na Mesa Diretora pelo partido. Wilmar Reichembach, do Sudoeste, passa a integrar a 3ª Secretaria. “Desde que assumi a liderança do PSC, tenho buscado o reconhecimento da sua força e representatividade dentro da Assembleia Legislativa, considerando que é terceira maior bancada com seis parlamentares”, destacou deputada.
Sem epidemia
Um levantamento feito pela Secretaria da Saúde aponta que pela primeira vez em cinco anos o Paraná finaliza um mês de janeiro sem registrar epidemias de dengue em nenhum dos 399 municípios do Estado. A última ocorrência como esta aconteceu em 2012, quando nenhuma cidade paranaense apresentava mais que 300 casos da doença a cada 100 mil habitantes.
De olho
Em julgamento com resultado divulgado no dia 11 de janeiro, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que a Secretaria de Estado da Educação (SEED) melhore seus mecanismos de controle do pagamento por aulas extraordinárias aos professores da rede estadual de ensino. A decisão da corte tenta barrar que os educadores recebam essa gratificação sem que tenham prestado o serviço.
Troca-troca
Cinco senadores oficializam mudança de partido. Eduardo Amorim (SE) trocou o PSC pelo PSDB; Elmano Ferrer (PI) e Zezé Perrella (MG) saíram do PTB rumo ao PMDB. Já Lasier Martins (RS) e Thieres Pinto (RR) saíram do PDT para, respectivamente, PSD e PTB. Com as mudanças, o PMDB passa a ter 21 senadores em exercício. O PSDB conta com a segunda maior bancada, com 12, seguido pelo PT, com 10.
Só depende de ti
Com as vitórias esmagadoras de Rodrigo Maia (DEM) na Câmara e de Eunício Oliveira (PMDB) no Senado, o presidente Michel Temer terá total caminho para realizar as reformas necessárias para o país enfrentar a crise com apoio no Legislativo. Se não der certo, culpa dele.
Deixe um comentário