Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 28

Convenção do PMDB pode
ser decidida em bate-chapa

A convenção do PMDB do Paraná, no próximo dia 31 de outubro, poderá ter um bate-chapa entre o senador Roberto Requião, que já anunciou a candidatura, e seu sobrinho, o deputado federal João Arruda. A informação, já antecipada pela coluna, foi reafirmada João Arruda neste sábado (26), em Santo Antônio da Platina. “O Requião é nossa maior liderança, continuará sempre no comando, mas precisamos de ter alguém no dia a dia do partido, com mais disponibilidade de tempo”,disse o deputado, ao visitar o prefeito Pedro Claro Oliveira (DEM) ao lado do vice-prefeito platinense Jorge Garrido (PMDB).

Trânsito livre
João Arruda, que circula com tranquilidade pelo Norte Pioneiro, onde foi o mais votado para a Câmara dos Deputados, tem perfil mais conciliador, já é coordenador da bancada federal (30 deputados e três senadores) e pode ter apoio inclusive de requianistas. Em entrevista ao NP Diário, afirmou não acreditar numa disputa e sinalizou prever o apoio também do senador.

Cadê os repasses?
O deputado federal Edmar Arruda (PSC) cobrou do secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Barbosa Saintive, os atrasos nos repasses de pagamentos de programas do PAC e Minha Casa Minha Vida. Atrasos de mais de cinco meses, nas renegociações, o que vêm afetando empreiteiras e fornecedores do governo. A cobrança foi feita em audiência pública da Comissão Mista de Orçamento com o secretário do Tesouro Nacional.

Deixando o PCdoB
O deputado federal Aliel Machado deixou sábado (26) o PCdoB para ingressar na Rede, partido da Marina Silva. Aliel considera que na Rede consegue mais apoio político na disputa da prefeitura de Ponta Grossa. Na cidade, ele deve enfrentar Marcelo Rangel (PPS), atual prefeito, e os deputados Plauto Miró (DEM), Marcio Pauliki (PDT) e Péricles de Melo (PT). Antes da Rede, Machado tentou ingressar no PDT, mas foi vetado por Pauliki. O PCdoB-PR perde seu único parlamentar na Câmara dos Deputados.

Para a rede
Outra liderança que também está ingressando a Rede é o vereador de Curitiba, Jorge Bernardi, que abandonou o PDT, do perfeito Gustavo Fruet. A movimentação favorece Wilson Picler, pré-candidato a prefeito pelo PEN, amigo de Bernardi e Marina.

Greve na Guarda Municipal
Em assembleia sábado, os guardas municipais de Curitiba abriram indicativo de greve para o próximo dia 5 (segunda-feira). De acordo com o sindicato, a GM enfrenta um processo de “sucateamento e precarização”, além de sofrer com vários cortes que tem prejudicado as condições de trabalho. A corporação conta hoje com 1,4 mil guardas municipais e está presente em praticamente todos os pontos municipais da cidade.

Muda, ou brejo
Por falar em Requião, o senador voltou a atacar a política econômica da presidente Dilma Rousseff (PT). “O que estamos vendo na economia brasileira é que o governo tem se mostrado incapaz de substituir um modelo econômico infantil para que a economia volte a gerar empregos e que só existem para justificar juros indecentes”. Segundo ele, caso não mude este modelo, a “vaca vai para o brejo”.

Combate à pobreza
O projeto do Poder Executivo, que cria o Fundo Estadual de Combate à Pobreza, volta a pauta da Assembleia Legislativa nesta segunda (28). A proposta, que tramita em regime de urgência, está em segunda discussão, entretanto, só será votada em Plenário se já estiver com os pareceres da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto as 44 emendas apresentadas quarta (23).