Eleições municipais
Esta semana começa a valer de fato o calendário para partidos e candidatos às eleições de outubro próximo. A partir do dia 30 (quinta-feira), ficam proibidas as emissoras de rádio e tevê de veicularem programas tendo pré-candidatos como âncoras ou comentaristas. A propaganda partidária gratuita deixa de ser veiculada dia 1º de julho (sexta-feira). No dia 5 de julho começa a contar o prazo de 15 dias para os postulantes a cargo eletivo realizar propaganda intrapartidária com vistas à indicação de seu nome. Este ítem abre, na prática, uma brecha para campanha extemporânea, inclusive com carros de som nas ruas, para os pré-candidatos convencerem os convencionais.
Candidaturas
As convenções, quando os partidos definem os candidatos a prefeito e vereador e números de urna, começam dia 20 a serem enviados ao Tribunal Reregional Eleitoral (TRE). O prazo vai até 05 de agosto. Todo o calendário está disponível no site www.tse.jus.br.
Pré-candidatura
A deputada estadual Maria Victoria (PP) lança a pré-candidatura a prefeita de Curitiba nesta segunda-feira (17), às 19h, na Casa Lia Eventos, próxima ao Museu Oscar Niemeyer. Maria Victoria, 24 anos, é filha do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), e da vice-governadora, Cida Borghetti (PP).
Câmara devolve
A Câmara de Curitiba vai devolver hoje (27), à prefeitura, os recursos do Fundo Especial da Câmara (FEC), que vinham sendo economizados desde 2009. O saldo é superior a R$ 58,4 milhões.
Financiamento público
Os pré-candidatos da oposição já denunciaram a iniciativa da Câmara, uma vez que os recursos poderão ser usados livremente pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT). “É, na prática, um financiamento público de campanha antecipada”, afirmou o ex-prefeito Rafael Greca, que vai disputar o pleito pelo PMN.
PT abandona
Mal acabou de ser preso, em nova fase da Operação Lava Jato, e o ex-ministro Paulo Bernardo (Comunicação) foi abandonado pelo seu partido, o PT. Ele e a esposa, a senadora Gleisi Hoffmann (PT), como já circulou em alguns blogs da capital no final de semana.
Abandona II
Ontem a coluna Painel da Folha de S.Paulo confirmou o abandono. O PT dará suporte a PB dizendo que sua prisão foi um exagero, mas não entrará de cabeça em sua defesa. Para dirigentes, o ex-ministro agia em benefício eleitoral próprio, não da sigla.
Ovacionado
O juiz federal Sergio Moro foi ovacionado pelo público durante o show da banda Capital Inicial em Curitiba, na noite de sábado, 25. O vídeo com aplausos viralizou ontem (26) nas redes sociais.
Mais greve…
… nas escolas. “Deliberamos pelo estado de greve a partir deste momento e um conjunto de ações que vão desencadear em uma paralisação no dia 30 de agosto, com ato regional em Curitiba e atos em várias outras cidades do estado. Não aceitaremos qualquer retrocesso”. Do presidente da APP Sindicato, Hermes Leão.
Deixe um comentário