Reta final
Chegamos a última semana da campanha eleitoral mais atípica das últimas décadas. As novas regras aprovadas no ano passado pelo Congresso Nacional, aliadas ao advento das redes sociais, deixaram o modelo mais dinâmico e mais engessado. “É a primeira campanha que não tem campanha, não se vê campanha”, diz um analista consultado pela coluna, sobre a tímida presença nas ruas dos tradicionais cabos-eleitorais e militantes, panfletos, adesivos, outdoors e outros recursos. “Com este tempo curtíssimo (45 dias), se deu bem quem aposto forte na pré-campanha, quando quase tudo era liberado”, completou.
Denúncias
E nesta reta de chegada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que já recebeu mais de 32 mil denúncias lançadas a partir do dia 18 de agosto, através do aplicativo Pardal. O serviço, conforme já anotou a coluna, permite a qualquer cidadão denunciar diretamente à Justiça Eleitoral irregularidades praticadas por candidatos, partidos ou coligações. No aplicativo, é possível enviar fotos, áudios e vídeos comprovando os crimes.
Pesquisas
Faltando sete dias para a urna, os municípios serão inundados por números de pesquisas eleitorais. Nos últimos dias, foram registrados levantamentos para todas as regiões do Estado. Ou, como dizem por aí, pesquisa para todos os gostos. Para se ter uma ideia, apenas ontem (25), foram registradas sete pesquisas que, contando os prazos, poderão ser divulgadas apenas no sábado (1º de outubro), véspera da eleição.
Curitiba
Uma destas pesquisas foi registrada pelo Ibope para Curitiba. Contratado pela RPC/TV, ao custo de R$ 68.653,72, os números poderão ser divulgados no sábado, na segunda edição do Jornal Estadual, como ocorre tradicionalmente. Serão aplicados 1.001 questionários a partir de hoje (26). A pesquisa tem o número de registro PR-05284/2016.
Não premiada I
Vem aí, até o final do ano, a obra literária mais aguardada e ao mesmo tempo mais temida dos últimos anos. De acordo com o jornalista Lauro Jardim, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está “ressentido e com a faca nos dentes”. Bancará um livro que promete para dezembro, sobre o impeachment de Dilma (PT).
Não premiada II
Vai dizer que “foi um golpe”, mas não nos moldes do que querem fazer acreditar os petistas. Ele sustentará que foi exatamente como o que aconteceu com Fernando Collor, em 1992: um “golpe parlamentar”, mas com o apoio incondicional do PT. O que será que vem por aí, nesta delação não premiada?
Urbanista mantido
O candidato Rafael Greca (PMN) poderá continuar usando o termo urbanista, em sua campanha pela prefeitura de Curitiba. A Justiça Eleitoral derrubou a liminar obtida pela coligação Curitiba Segue em Frente, do candidato Gustavo Fruet (PDT), que impedia ele de usar o cargo em sua propaganda eleitoral.
Cassado I
O candidato a prefeito de Curitiba, Afonso Rangel (PRP), não é mais candidato. Seu registro foi cassado sábado (24) pela Justiça Eleitoral e não cabe mais recursos. Ele não prestou contas quando foi candidato a vereador na capital, em 2012.
Cassado II
A Câmara de Vereadores cassou, na madrugada de sábado (24), o mandato de Fred Alves (PSC), prefeito de Cornélio Procópio. Foram nove votos favoráveis e dois contrários, ao final da sessão que durou mais de sete horas.
Deixe um comentário