Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 26

Coluna Boca Maldita desta segunda, 26

Requião vence convenção do PMDB
A chapa “PMDB de Cara Limpa”, liderada pelo senador Roberto Requião, venceu sábado (24) a convenção estadual do partido, por 320 votos contra 4 da chapa “PMDB Para Todos”, formada pelo grupo do ex-governador Orlando Pessuti. Apesar da notificação pela desistência protocolada sexta-feira (23), a Executiva do PMDB decidiu manter a chapa na disputa no início desta manhã. Também foram eleitos os novos membros do Diretório Estadual, da Executiva Estadual, da Comissão de Ética e Disciplina, os Delegados à Convenção Nacional e os respectivos suplentes.

Nova executiva
Com a eleição, a nova executiva do PMDB do Paraná ficou assim constituída: Roberto Requião (presidente), Anibelli Neto (primeiro vice), Nereu Moura (segundo vice), Ademir Bier (terceiro vice), João Arruda (secretário-geral), Sergio Ricci (secretário adjunto), Luiz Fernado Delazari (tesoureiro) e Hudson Calefe (segundo tesoureiro).

Disputa na vice
Apesar da possibilidade de um bate-chapa com o grupo liderado por Pessuti, o único bate-chapa que ocorreu de fato foi pela primeira vice-presidência. Anibelli Neto venceu a queda de braço por 36 votos contra 28 de Nereu Moura, que acabou com a segunda vice.

Vitória judicial
O ex-governador Orlando Pessuti, que preferiu não ir à convenção, ganhou uma queda de braço contra Requião. Ele, que havia sido expulso pelo Conselho de Ética, conseguiu anular a decisão, com uma liminar concedida pela juíza Lidiace Rafael Martins. Pelas redes sociais, informou que irá continuar sua luta dentro do PMDB para “restabelecer os princípios democráticos que sempre nortearam o partido”.

Prefeitos debandando
A Folha de S.Paulo apresentou ontem (25) uma conta que não deve ter agradado a direção do PT em nível nacional e estadual. Segundo o jornal, 11% dos prefeitos eleitos pela sigla em 2012, assinaram filiação em outros partidos. A debandada seria motivada pelas acusações de corrupção na Petrobras, apuradas na Operação Lava Jato. No Paraná foram oito prefeitos que abandonaram o partido da estrela vermelha.

R$ 29,7 milhões
Por falar em corrupção na Petrobras, a Procuradoria Geral calculou em R$ 29,7 milhões o total da propina recebida pelo deputado federal Nelson Meurer, do Paraná, e seus dois filhos. Eles são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Novos companheiros
O ex-candidato ao governo do Paraná, Henrique Pizzolato, dividirá sua cela com outros dois prisioneiros no presídio da Papuda. O primeiro, informa o Estadão, é Elton Antônio dos Santos, condenado por estupro e violência contra a mulher. O segundo é José Carlos Alves dos Santos, “condenado por envolvimento no escândalo dos Anões do Orçamento, que envolvia o pagamento de propina para destinar obras a grandes empreiteiras”, e também por ter “mandado matar a esposa, Ana Elizabeth Lofrano, em 1992”.

Com um pé no PV
O senador Alvaro Dias integra o grupo de seis senadores que começam a arrumar as malas para sair dos respectivos partidos e ingressar no nanico Partido Verde (PV). De acordo com Celso Nascimento, na Gazeta do Povo, o movimento não é para agora, mas a mudança poderá acontecer muito brevemente.

Hora do Enem
De acordom dados do Ministério da Educação, mais de 336 mil estudantes paranaenses estavam inscritos para as provas do Enem que aconteceram sábado e domingo (24 e 25, respectivamente). Até o fechameno da coluna, ainda não havia um levantamento do total de desistentes. No Brasil, a média no primeiro dia ficou em 25%, aproximadamente.