Cassação e utopia
Se depender do retrospecto das denúncias por quebra de decoro parlamentar julgadas pela Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tem boas chances de manter o mandato. Desde a instalação do Conselho de Ética, em 2001, foram apreciadas 126 representações contra parlamentares. Em 20 desses casos, anota a Gazeta do Povo, o órgão encaminhou ao plenário parecer pela cassação, que só foi confirmada seis vezes (4,8% do total).
Cassação e utopia II
Cunha é o primeiro presidente em exercício da Casa a ser denunciado. A representação apresentada na semana passada por Rede e PSol conta com a assinatura de 46 deputados de sete legendas diferentes. O material trata das denúncias de que ele recebeu US$ 5 milhões em propinas de contratos da Petrobras, enviados para contas na Suíça.
Crimes virtuais
O Paraná é o segundo estado, atrás apenas de São Paulo, com maior número de atas notariais, documentos feitos em cartório para registrar legalmente determinados acontecimentos a pedido de um cliente. É o terceiro ano que o estudo é realizado. As atas notariais servem como prova no combate aos crimes virtuais.
Segurança em greve
Os guardas municipais de Curitiba devem iniciar a semana de braços cruzados. A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (15), na sede do SIGMUC (Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba). Eles estão revoltados por uma suposta intransigência da Prefeitura em não revogar o Decreto nº 888/2015, que impôs mudanças na metodologia do cálculo das escalas de trabalho. A categoria afirma que isso vai reduzir a remuneração global dos servidores.
Greve suspensa
Se depender da Justiça, a greve dos guardas municipais de Cuririba será declarada ilegal. É o que sinaliza a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná. Na noite de sexta-feira (16) ela determinou a imediata suspensão da greve anunciada, sob pena de multa diária de R$ 7 mil. Na decisão, a desembargadora reconhece “a aparente abusividade do movimento paredista” e afirma que o sindicato “não atendeu às exigências mínimas impostas por lei ao regular exercício da greve deflagrada”.
Adolpho Luce, adeus
Faleceu na manhã de sábado (17) o comunicador Adolpho Luce. Ele estava internado no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu em tratamento de uma enfermidade hepática. A coluna lamenta o ocorrido e se solidariza com amigos e familiares.
Alimentação Saudável
O deputado Chico Brasileiro (PSD) apresentou projeto de lei para implantar nas escolas a Semana da Alimentação Saudável. A ideia é que, além de consumir merenda de qualidade os alunos sejam incentivados a debater sobre hábitos alimentares e o consumo de alimentos mais saudáveis. O projeto é resultado de debates com Nutricionistas, Merendeiras, produtores da Agricultura Familiar, membros da Secretaria de Estado da Educação e outros deputados em audiências públicas nos últimos dois meses.
Pauliki sofre acidente
O deputado Marcio Pauliki (PDT) e o vereador Antonio Laroca Neto (PDT), de Ponta Grossa, se envolveram em um acidente nesta sexta-feira (16) no norte do estado. Segundo o G1 PR, na BMW, estavam também os empresários ponta-grossenses Roberto Mongruel e Márcio Martins – os dois proprietários de emissoras de rádio. Ninguém ficou ferido. Segundo Pauliki, o acidente ocorreu em uma curva da PR-455, entre Tamarana e Mauá da Serra. Uma caminhonete que vinha na direção contrária se perdeu na curva e atingiu a lateral do carro em que o grupo estava.
Deixe um comentário