Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 10

Coluna Boca Maldita desta segunda, 10

Paranaense premiado
O estudante João Paulo Krug Paiva, do colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, de Curitiba, ganhou menção honrosa pelo alto desempenho individual na 9ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, na cidade de Magelang, na Indonésia. João Paulo está entro os quatro brasileiros premiados. Além dele, também foram mencionados Carolina Guimarães, de Vitória (ES), Felipe Barscevicius, de Sorocaba (SP), e Yassin Khalil, de Primavera do Leste (MT).

PSB convida Alvaro Dias
O presidentes nacional do PSB, Carlos Siqueira, visitou sexta-feira (7) o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) no apartamento do tucano em Curitiba e reiterou o convite ao senador para se filiar ao partido. Siqueira adiantou a Alvaro que o PSB está aberto à qualquer um dos dois projetos do senador nas eleições de 2018: a candidatura a presidência da República ou ao governo do Paraná. O presidente do estadual do PSB, Severino Araújo, acompanhou o encontro.

Osmar Dias vai?
Pergunta que não quer calar no Centro Cívico de Curitiba. O PDT se declarou independente ao governo Dilma e como fica a situação do paranaense Osmar Dias? Sai ou não da vice-presidência do Banco do Brasil? Já que, ao que tudo indica, os pedetistas no governo serão convidados a se retirar.

Pessuti candidato?
Quem levantou esta é o coluinista Celso Nascimento, da Gazeta do Povo. Segundo ele, estaria apenas na dependência de um “sim” da direção estadual do PTB o surgimento de um inesperado fato político: o lançamento da candidatura do ex-governador Orlando Pessuti à prefeitura de Curitiba. Pessuti não estaria muito a vontade no PMDB, onde ficou por mais de 40 anos, depois que o senador Roberto Requião tomou conta do partido.

Lula ministro?
A questão passou a povoar o consciente e o inconsciente dos brasileiros esta semana. Estaria o ex-presidente próximo de virar ministro do Governo Dilma? De acordo com a central de boatos, seria a solução para Lula escapar do pedido de prisão, que seria realizado pelo juizo Sérgio Moro, da Lava Jato. Nomeado ministro, Lula teria foro privilegiado.

Rombo de R$ 184 milhões
Mesmo com a decisão do governo de suspender os repasses de recursos do Tesouro ao BNDES, o Ministério da Fazenda estima que a União ainda vá arcar com um custo de R$ 184 bilhões nas próximas décadas com os empréstimos subsidiados concedidos ao banco a partir de 2009. A projeção, inédita, mede a diferença entre os juros reduzidos pagos pelo BNDES ao Tesouro e a taxa média que o governo paga ao mercado para tomar emprestado recursos, pela venda de títulos. Essa diferença não é coberta pelo Orçamento, mas contribui para elevar a dívida pública.

Quase fora da lei
Esta é das Notas Políticas, da Gazeta do Povo. Dos 23 estados que entregaram relatórios de gestão do primeiro quadrimestre ao Tesouro Nacional, 19 apresentam gastos com pessoal no “limite de risco” estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 44,1% da Receita Corrente Líquida (RCL). São eles: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí e São Paulo.

A situação se agrava e vai para o “limite prudencial”, de 46,5%, nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Já Alagoas (49,7%), Mato Grosso (49,8%), Paraíba (49,7%) e Tocantins (49,9%) ultrapassaram o teto de 49% da RCL.