Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 08

Propaganda no rádio e tevê
O ex-prefeito Rafael Greca terá o maior tempo na propaganda gratuita de rádio e tevê, na campanha pela prefeitura de Curitiba. A afirmação tem como base a somatória realizada pela coluna, do tempo dos partidos de cada coligação. Os números não são definitivos, uma vez que o registro das candidaturas termina hoje (08). A propaganda, que este ano terá 20 minutos diários divididos em dois blocos de 10 cada, começa dia 26 de agosto e vai durar 35 dias. Greca reuniu em sua aliança PMN, PSDB, DEM, PTN, PTdoB e PSB e terá 2 minutos e 10 segundos. A deputada Maria Victoria, filha do ministro Ricardo Barros (Saúde) e da vice-governadora Cida Borghetti, garantiu o segundo maior tempo – 2 minutos e 3 segundos do PP, PR, PRTB, PMB, PHS e SD.

Deputados
O prefeito Gustavo Fruet terá 1 minuto e 58 segundos de PDT, PV, PPS, PRB e PTB. Os outros três representantes da Assembleia Legislativa aparecem na sequência. Ney Leprevost terá 1 minuto e 44 segundos do PSD, PSC, PCdoB, PPL, PEN, PTC e PSL. Requião Filho terá 1 minutos e 14 segundos do PMDB e Rede e Tadeu Veneri do PT com 1 minutos e 7 segundos. Xênia Mello do PSOL e PCB terá 20 segundos e Rangel, do PRP, 14 segundos.

Em Foz
O deputado Chico Brasileiro garantiu o maior tempo no horário da propaganda de rádio e tevê, segundo a somatória feita pela coluna. A coligação PSD, PP, DEM, PRB, PRP, PCdoB, PHS, SD, PEN, PTB E PRTB somou 3 minutos e 7 segundos. Paulo Mac Donald terá cerca de 2 minutos e 10 segundos do PDT, PSDB, PTN, PPS E PR. Túlio Bandeira terá 1 minuto e 33 segundos do unindo PROS, PTC, PMB e PT e Phelipe Mansur 1 minuto e 24 segundos de REDE, PMDB, PSDC E PPL.

Em Cascavel
Dos sete candidatos a prefeito de Cascavel, Marco Vinicius terá o maior tempo – 2 minutos e 40 segundos do PSB, PSDB, PDT, PPS, PR e PTN. O deputado Paranhos vem em seguida com 2 minutos e 23 segundos recebidos da maior coligação – PSC, PSD, DEM, PTB, PTdoB, PRP, PTC, PV, PSL, PRTB e PSDC. O também deputado Márcio Pacheco terá 1 minuoto e 14 segundos do PPL, PRB, PMN, PMB, Pros e PCdoB. Aderbal Melo (PT), Walter Parcianello (PMDB), Hélio Laurindo (PP) e Ivanildo Claro (Psol e PCB) fecham a lista com 1 minuto e 7 segundos, 1 minuto e 5 segundos, 43 segundos e 21 segundos, respectivamente.

E 2018?
“Estamos discutindo ainda 2016. Não vamos discutir 2018, até porque não dá para chegar em 2018 sem um bom desempenho político nas eleições municipais”. A declaração é do ex-senador Osmar Dias (PDT), que andou meio sumido do mundo político nos últimos anos, desconversando sobre a próxima eleição para governador.

Temer citado
A edição do final de semana da revista Veja traz a informação de que o presidente interino Michel Temer (PMDB) foi citado em delação premiada de Marcelo Odebrecht, presidente da empreiteira de mesmo nome. Temer teria recebido R$ 10 milhões em 2014 a título de “apoio financeiro”.

Serra também
O ministro José Serra (Relações Exteriores) também foi citado em delação premiada. Ele teria recebido R$ 23 milhões.

Fora do ar
Por falar em eleições 2016, desde sábado (06) as emissoras de rádio e TV estão proibidas de veicular imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de cunho eleitoral, em que seja possível identificar o entrevistado ou que haja manipulação de dados.

Fora do ar II
Além disso, segundo a Lei das Eleições, está vedada a veiculação de propaganda política e a difusão de opinião de candidato, partido ou coligação que concorrerão às eleições municipais de outubro, quando serão escolhidos prefeitos, vice e vereadores.