Cadastro biométrico prorrogado
O Tribunal Reional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) prorrogou o prazo para o cadastramento biométrico em 36 cidades do Estado. De acordo com a Justiça Eleitoral, problemas técnicos atrasaram a primeira fase do processo. A segunda fase da biometria, que terá início nos meses de outubro e novembro, atingirá outros 14 municípios, incluindo Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, que totalizam 725 mil eleitores, 10% do eleitorado paranaense.
TRF em Curitiba
Richa (PSDB) recebeu sexta-feira (31), no Palácio Iguaçu, os presidentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Antônio César Bochenek, e da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Anderson Furlan. Eles pediram ao governador que interceda junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, para a implantação de uma sede do Tribunal Regional Federal na capital paranaense.
O caso
A criação de quatro novos TRFs –em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus –foi aprovada pelo Congresso por meio de emenda constitucional, suspensa em 2013 por uma liminar do então presidente do STF Joaquim Barbosa, após uma ação declaratória de inconstitucionalidade. O pedido das associações de juízes federais é que a liminar seja novamente apreciada pelo STF.
Sete assombrações II
O mês de agosto é decisivo para o governo Dilma Rousseff (PT). Pressionada nas ruas pelas manifestações convocadas para o dia 16, a presidente tenta desarmar pelo menos sete “bombas” no Congresso. A pauta, na visão da equipe econômica, vai definir o sucesso do ajuste fiscal, informa a Gazeta do Povo. Para neutralizá-la, Dilma aproveitou o recesso parlamentar para atuar em diversas frentes, prometeu liberar R$ 4,9 bilhões em emendas parlamentares e pediu socorro aos governadores, para conversarem com as bancadas estaduais.
Sete assombrações II
As sete assombrações de Dilma são o projeto que trata da repatriação de recursos não declarados por brasileiros no exterior, desoneração da folha de salários, manter o veto do dia 22 de julho ao aumento médio de 59,5% aos funcionários do Poder Judiciário, impedir a derrubada do veto anunciado ao dispositivo recém-aprovado pelo Congresso Nacional que estende a regra de correção do salário mínimo aos aposentados do INSS, impedir que vá a votação projeto do presidente da Câmara Eduardo Cunha que altera a regra de correção do FGTS a partir de janeiro 2016, aprovar a prorrogação e elevar para 30% a Desvinculação das Receitas da União (DRU) e aprovar a redução da meta do superávit primário de 1,1% para 0,15%.
336 mil inscritos no Enem
Com número menor de candidatos em relação ao ano passado, o Paraná tem 336 mil inscrições confirmadas no Enem deste ano. O número é 70 mil menor em relação ao ano passado, quando 406 mil pessoas realizaram a prova. Os dados foram divulgados pelo Inep nesta sexta-feira (31 de julho). Ao todo, o Enem terá 7,7 milhões de participantes. O exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro.
Volta do Plenário
Termina nesta segunda-feira (3) o recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná. Segundo a ordem do dia, os deputado vão discutir e votar seis projetos que criam leis.
Paraná lidera no agropecuário
Com 3.566 oportunidades de emprego, o o Paraná lidera a oferta de vagas no setor agropecuário abertas no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho. Número equivale a 24,8% do total de vagas ofertadas no país, que é de 14.365 postos de trabalho. Em segundo lugar, está o Rio Grande do Sul (2.143), seguido por São Paulo, com (1.988).
Deixe um comentário