Três do PMDB-PR
O PMDB do Paraná tem três nomes de deputados que articulam uma indicação pelo partido para a vice do favorito Rodrigo Maia na presidência Câmara Federal. Osmar Serraglio e Sérgio Souza e mais recentemente João Arruda estão em franca campanha para chegar ao posto. A eleição na Câmara deverá ocorrer no início de fevereiro, no retorno dos trabalhos de Plenário.
Mais dois
Além dos parlamentares do Paraná, outros dois peemedebistas também querem a vice de Maia – Lúcio Vieira, da Bahia e José Priante do Pará.
“Submissa”
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TST), o ministro Ives Martins Filho, é um dos favoritos entre os 15 nomes cogitados para assumir o lugar de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF), que morreu recentemente em um acidente aéreo. Até aí tudo bem, agora, vejam como pensa Ives Gandra: “A mulher deve obedecer e ser submissa ao marido”.
Homofobia
E isto não é tudo. Segundo Ives Gandra, “O casamento de dois homens ou duas mulheres é tão antinatural quanto uma mulher casar com um cachorro” e “Casais homoafetivos não devem ter os mesmos direitos dos heterossexuais; isso deturpa o conceito de família”. As frases foram compiladas de um artigo publicado no livro “Tratado de Direito Constitucional” (2012).
R$ 1,3 bilhão
Este é o montante que os trabalhadores paranaenses terão direito a sacar nas contas do FGTS inativas até o fim de 2015. A estimativa é da organização não governamental Instituto Fundo Devido ao Trabalhador (IFDT). O saque dos recursos foi autorizado por medida provisória editada no fim do ano passado.
Reformas
O deputado paranaense Sérgio Souza (PMDB) foi convocado terça (24) pelo presidente Michel Temer (PMDB), para discutir as reformas da previdência e trabalhista. O parlamentar integra as comissões Mista de Orçamento (CMO) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e defende a necessidade de aprovar as duas propostas do governo no Congresso.
Trupe de Cunha
A coluna Painel, da Folha de S.Paulo, revelou a lista dos curiosos codinomes usados pelo ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e aliados, no esquema de liberação de créditos na Caixa. Cunha era “Carlos Lopes”. O operador Lúcio Funaro, hoje preso, “Spin”, “maluco” ou “Lucky”.
Trupe II
Já o delator Fábio Cleto, então dirigente do banco, era “Gordon Gekko”, o milionário ganancioso do filme “Wall Street”, de 1987, dono da célebre frase “o dinheiro nunca dorme”.
11,5%
Este é o percentual de aumento da dívida pública federal em 2016, incluindo o endividamento interno e externo. O montante do ano encerrou em R$ 3,113 trilhões. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 25, pelo Tesouro Nacional.
Gleisi fora
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) está com um pé fora da presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Isto se for confirmado o favoritismo da chapa “Renan-Eunício” na eleição do Senado. Tasso Jereissati deve substituir a paranaense no cargo.
Retorno
A coluna deixou de circular nas últimas semanas devido às férias da equipe.
Deixe um comentário