Mamóvel sancionado
A governadora Cida Borghetti aproveitou solenidade na Assembleia Legislativa e sancionou a lei que cria o Programa de Exame de Mamografia Móvel no Paraná. A iniciativa, proposta pela deputada Claudia Pereira (PSC), ficou conhecida como “Mamóvel” e vai viabilizar exame de mamografia às mulheres que moram em locais de difícil acesso, aumentando assim a cobertura dos exames em todo o estado. “Mais uma ação para salvar vidas”, comentou a governadora.
Mamóvel II
A ideia de criar o programa, em âmbito estadual, começou a ser formulada no período em que Claudia era secretária de Assistência Social em Foz do Iguaçu. “Nossa intenção é aumentar a cobertura no Estado, especialmente às da faixa etária entre 50 e 69 anos, que devem realizar a mamografia a cada dois anos”, disse a deputada. Ao sancionar a lei, Cida Borghetti também autorizou ordem de serviço para construção de uma ala, no Hospital do Trabalhador, dedicada à saúde da mulher.
Pedagiômetro
O líder do governo Luiz Claudio Romanelli (PMDB) protocolou ontem (21) na Assembleia Legislativa, projeto de lei que cria o “pedagiômetro” nas rodovias do Anel de Integração. Da tribuna, ele afirmou que o que se busca é “enquadrar” as concessionárias de pedágio do Paraná. O projeto, anota blogueira Roseli Abrão, foi apresentado um dia depois da bancada do Governo derrubar emenda de Tercilio Turini ao projeto da Agepar, que previa o “pedagiômetro”.
Pedagiômetro II
A proposta, que recebeu a assinatura de vários deputados, deve tramitar em regime de urgência. Romanelli revelou que quando foi líder do governo Roberto Requião já havia tentado junto ao DER a implantação de um “pedagiômetro”, mas como “as forças que controlam o pedágio são muito fortes”, não teve sucesso. A intenção, segundo ele, é saber “em tempo real” quantos veículos passam pelas estradas pedagiadas e quanto deixam nas praças.
Susto de Bakri
O deputado Hussein Bakri (PSC) levou um susto no início da noite de terça (20). Ele sofreu uma síncope, com suspeita de princípio de infarto e foi internado no Hospital Vita, em Curitiba. Ficou internado na UTI cardiológica para observação e exames, mas já foi liberado para repouso em casa onde fica até o final de semana.
Impeachment de Dilma
Líderes da oposição entregaram ontem ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), novo pedido de impeachment da presidente Dilma (PT). A papelara será apreciada de acordo com os preceitos da Constituição e com total isenção, informou o presidente.
Bolsa Família menor
A notícia de que o relator do Orçamento da União de 2016, o deputado Ricardo Barros (PP), pretende cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família, provocou frisson no meio político ontem. Não custa lembrar que na campanha do ano passado, Dilma acusou o rival, Aécio Neves (PSDB), de conspirar contra o programa. Ai, ai, ai…
Água parcelada
A Sanepar garantiu ontem uma notícia refrescante para as mais de 10,5 mil famílias da região do Porto Meira, que tiveram as residências afetadas pelo temporal do início de setembro. Atendendo pedido da deputada Claudia Pereira, a companhia anunciou o parcelamento das contas de água e esgoto.
Desenvolvimento Econômico
Entidades do setor produtivo e poder público lançam terça (27) o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cascavel. O ato será às 7h30, durante café da manhã, na sede da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel).
Deixe um comentário