Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quinta, 17

requiao

Requião ataca ministro
A presidente Dilma Rousseff (PT) perdeu o apoio de um dos principais aliados no Senado, Roberto Requião (PMDB). “A presença de Joaquim Levy na Fazenda é um acinte, uma excrescência, uma anomalia face aos compromissos da presidenta no segundo turno das eleições de 2014. Nada a ver com os 54 milhões e meio de votos que ela teve”, disse o paranaense, ao Correio do Brasil.

Requião ataca II
“Ela foi reeleita para aprofundar um programa econômico, social e politico à esquerda, o justo oposto ao programa neoliberal de Aécio Neves. Perder apoio à esquerda pode ser fatal (para Dilma). Desacreditado à direita, abandonado à esquerda, o que resta ao governo? Restaria demitir Levy e adotar uma política econômica-social nacionalista, popular e radicalmente democrática”, completou Requião.

Simon em Maringá
O ex-senador Pedro Simon (PMDB-RS), um dos defensores do impeachment da presidente, palestra terça-feira (22), em Maringá. Ele atende convite da Associação Comercial e Empresarial e falará sobre a conjuntura política brasileira, às 19h30 no Teatro Calil Haddad.

Faltam 22
Por falar no impeachment, líderes de oposição ouviram os deputados federais, por meio de questionário preenchido sob a garantia de anonimato, e constataram que faltam 22 votos para abrir o processo. Há poucas semanas eram 255 os deputados que apoiavam, agora são 286.

Contas de 2006 irregulares
O Tribunal de Contas distribuiu nota ontem (16) informando que o Ministério Público de Contas teve julgamento favorável ao Recurso de Revista interposto contra o Acórdão de Parecer Prévio 261/14, da Segunda Câmara, que havia julgado regulares com ressalvas as contas de Foz, no ano de 2006. Na nova decisão, o Pleno do TCE recomendou a irregularidade das contas do exercício, na gestão do ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (2005-2008), em razão da ausência de pagamento dos precatórios com notificação anterior a julho de 2005.

Irregulares II
Após o trânsito em julgado do processo, o parecer prévio do TCE será encaminhado à Câmara de Foz. A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do Executivo municipal. Para que a decisão seja desconsiderada, são necessários dois terços dos votos dos vereadores.

‘Partido Novo’
O TSE concedeu registro ao Partido Novo, criando assim o 33º partido brasileiro, presidido pelo empresário João Dionísio Filgueira Barreto Amoêdo. A legenda tem entre os dirigentes administradores, engenheiros, médicos, economistas, advogados e outros profissionais do setor privado e poderá concorrer às eleições de 2016, sob o número 30.

Não foi
Beto Richa (PSDB) não foi ontem a Brasília para a reunião dos governadores, de todos os partidos, para avaliar os impactos das medidas fiscais tomadas pela presidente Dima, entre elas a reedição da CPMF.

Francischini na disputa
O deputado federal Fernando Francischini (SD), ex-secretário estadual de Segurança Pública, vai disputar a prefeitura de Curitiba no ano que vem. Ele diz que quer aproveitar o momento de “alta” nas pesquisas e a péssima situação do prefeito Gustavo Fruet (PDT).

Aumento do ITCMD retirado
Diante da polêmica com o pacote “anticrise” do Governo do Paraná, o item que aumentava o ITCMD será retirado da Assembleia. A informação é do líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli (PMDB).