Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quinta, 10

Paraguai no Enic
Dirigentes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e do Foro Brasil-Paraguay discutiram segunda (7), na Itaipu, a participação de empresários paraguaios no 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). O evento, considerado o maior da construção civil brasileira, será realizado de 11 a 13 de maio de 2016, em Foz do Iguaçu, com a expectativa de reunir 2 mil empresários do setor. O tema será “O futuro nós construímos”.

Ataque e defesa
“Democracia representativa funciona por maioria com voto claro e aberto. Parlamento não é lugar de rato de esgoto. Carta de Temer mostra que é humano, sensível e transparente. Agora vamos tratar de política e Temer estará com o interesse do pais, acredito”. Do senador Roberto Requião (PMDB-PR), no twitter, atacando opositores da presidente Dilma (PT) e defendendo o vice Michel Temer (PMDB).

Sem mesa
O senador José Serra (PSDB-SP) apresentou a Proposta de Emenda a Constituição 12/2015, que altera a Constituição Federal para extinguir as mesas das casas legislativas, no caso, assembleias. Segundo a matéria, a direção ficará limitada ao presidente e vice-presidente que serão encarregados de conduzir as sessões. A matéria está na CCJ do Senado, aguardando a designação do relator.

Presente de Natal
A Assembleia Legislativa recebeu esta semana, projeto de lei do Tribunal de Justiça do Paraná, aumentando em mais de 9,5% as taxas cartoriais no Paraná. A proposta tem tudo para ser aprovada antes do recesso da Assembleia, que começa dia na próxima semana. É ou não é um verdadeiro presente de Natal para os donos de cartórios.

Respeito no estacionamento
A Câmara Federal aprovou ontem (9), projeto de lei da deputada Mara Gabrili (PSDB-SP), que é cadeirante, que considera infração grave, com cinco pontos na CNH, multa de R$ 127,69 e remoção do veículo, para quem estacionar em vagas reservadas para idosos e portadores de necessidades especiais. A proposta agrava a penalidade, que era uma infração leve, multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira.

Derrota de Dilma
A instalação da comissão especial que vai analisar o pedido de Impeachment começou os trabalhos com uma fragorosa derrota da presidente Dilma. Na eleição dos membros, venceu por 272 votos, a 199, a chapa formada por deputados de vários partidos, inclusive dissidentes de aliados de Dilma. A presidente estava em uma reunião com governadores, quando recebeu a notícia de um assessor.

Novo líder
Como a coluna antecipou ontem, o PMDB trocou de líder na Câmara Federal. A destituição de Leonardo Picciani (RJ) ocorreu devido o mesmo estar atuando em defesa de Dilma, e havia indicado só deputados pró-residente para compor a comissão. O pedido para trocar a liderança foi assinado por 35 dos 66 deputados peemedebistas. O grupo agora é liderado por Leonardo Quintão (MG).

Eleição legítima
Pouco depois da derrota de Dilma na eleição dos membros da comissão especial, o ministro do STF, Edson Fachin, suspendeu o processo, até o próximo dia 16, quando será julgado o pedido do PCdoB, para anular a sessão. Ontem o vice Michel Temer disse à imprensa que o processo foi legítimo, em ambiente de “normalidade democrática extraordinária”.

Parece incrível, mas o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) conseguiu, em mais uma manobra, suspender novamente os trabalhos do Conselho de Ética que analisa seu processo de cassação.