Dois vetados
Duas indicações do governo Michel Temer (PMDB) para assumir cargos de direção da Itaipu Binacional foram barradas pelo Conselho de Administração da Eletrobras. Segundo reportagem exclusiva da Gazeta do Povo, os consultores recomendaram que os nomes de Marcos Vitório Stamm (diretoria financeira executiva) e Rubens de Camargo Penteado (diretoria administrativa) não sejam confirmados nos respectivos cargos, pois não teriam currículo compatível com as vagas. Alega-se que eles ocuparam cargos de direção partidária nos últimos 36 meses, contrariando a nova Lei das Estatais, que está em vigor desde junho do ano passado.
Vetados II
O impasse surgiu cerca de um mês atrás, logo após o anúncio do novo comando de Itaipu, loteada entre seis caciques políticos paranaenses. No lugar dos atuais diretores ligados ao PT e PDT, foram indicados representantes do PSDB, PMDB, SD, PR, PSD e PPS. Vale destacar que os nomes dos seis diretores brasileiros da hidrelétrica de Itaipu ainda não foram publicados no Diário Oficial da União.
Na fronteira
Os senadores Gleisi Hoffmann e Roberto Requião (PT e PMDB, respectivamente) marcaram presença na fronteira durante o feriadão de Carnaval. Gleisi aproveitou a folga para escolher bons vinhos em solo argentino. Já Requião veio motivado pelo imbroglio envolvendo o PMDB de Foz do Iguaçu.
PMDB em guerra
O grupo peemedebista de Foz, liderado pelo ex-prefeito Dobrandino da Silva, decidiu apoiar a candidatura de Phelipe Mansur (Rede) para prefeito. A outra ala, com base em decisão aprovada por Requião, decidiu que não apoia candidato apoiado pelo PSDB.
Em alerta
O Supremo Tribunal Federal (STF) aplicou um duro golpe no sindicalimo, ao se posicionar contrário à exigência de contribuição assistencial de empregados não sindicalizados, por acordo, convenção coletiva ou sentença normativa. O órgão decidiu banir esta prática ao reconhecer a tese de repercussão geral da discussão e reforçar a jurisprudência da Corte.
Alerta II
A medida deve afetar instituições como a APP-Sindicato, mantida por professores e demais funcionários da educação pública. O sindicato dispõe de um orçamento substancial de mais de R$ 30 milhões, superior a maioria das prefeituras do Estado.
Inelegível?
O ex-presidente Lula (PT) corre risco de tornar-se inelegível antes das eleições de outubro de 2018, informa Gilherme Pupo, na Folhapress. Caso sigam o ritmo imposto pelo juiz Sérgio Moro, os processos e ações terão um veredicto no TRF (Tribunal Regional Federal) em menos de um ano, com julgamento em segunda instância. Mantido esse ritmo, o petista ficaria inelegível em meio à campanha.
35 não-eleitos
Com a saída de Osmar Serraglio (PMDB-PR) da Câmara para assumir o Ministério da Justiça, chega a 35 o número de parlamentares que não foram eleitos diretamente, mas ocupam o cargo de deputado. O número representa pouco mais de 7% de todos os deputados federais, contabiliza Claudio Humberto, no Diário do Poder. O novo deputado, Rodrigo Loures (PMDB-PR), foi derrotado nas urnas em 2014 com 58 mil votos e ficou num distante cargo de suplente.
Não-eleitos II
Os suplentes da Câmara representam a sétima maior “bancada” da Casa, à frente de partidos tradicionais como DEM e PDT. Em Pernambuco, ser suplente é ótimo negócio para a bancada federal. Até o momento são cinco suplentes que assumiram no lugar de eleitos.
Deixe um comentário