Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quarta, 30

Coluna Boca Maldita desta quarta, 30

PMDB desembarca de Dilma
Durou menos de 5 minutos a convenção em que o PMDB decidiu desembarcar do governo Dilma (PT). O ato foi por aclamação dos delegados, em reunião sob a presidência do senador Romero Jucá (RR). Os poucos peemedebistas contrários à saída não compareceram. Agora, os militantes terão que entregar aproximadamente 600 cargos e seis ministérios, ou serão representados no Conselho de Ética do partido.

Debandada
Um dos temores de lideranças petistas é que a saída do PMDB motive uma debandada de partidos aliados de Dilma. Um exemplo disto é o PP, que tem 49 deputados federais, mas 30 defendem o impeachment. A legenda se reúne hoje (30) para decidir se fica ou sai.

Ironias
Antes de anunciar a saída do governo, lideranças peemedebistas ironizavam Dilma em grupos de WhatsApp, com charges e piadas sobre o iminente rompimento. Numa das mensagens, a presidente aparece em seu gabinete assistindo as seções estaduais do partido “saírem do grupo”, em alusão à base.

Domingo não
Tem tudo para bater na trave o plano do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de votar no domingo (17), o impeachment de Dilma. Isto por que os partidos de oposição querem que ele marque o ato para o dia 14 de abril, uma quinta-feira. Segundo os líderes, se for votado como quer Cunha, o parlamento vai passar a ideia de que quer promover uma “espetacularização” sobre o tema.

Ato pró-Dilma
Assim que o PMDB anunciou o desembarque do governo, o PT do Paraná distribuiu nota convocando a militância para um ato em defesa da democracia e para “dar um basta na tentativa de golpe no Brasil”. A intenção é levar às ruas milhares de militantes para se somar a mobilização nacional de quinta-feira (31).

Onde será
No Paraná, os atos do PT acontecerão às 17h. Em Curitiba, será na Praça Santos Andrade; em Londrina, em frente ao Banco do Brasil – calçadão; em Maringá, na praça Raposo Tavares.

Dilma cancela
A presidente Dilma cancelou ontem (29) a viagem que faria aos Estados Unidos na quinta (31), para a 4ª Cúpula Sobre Segurança Nuclear. A decisão ocorreu no momento em que o PMDB decidiu desembarcar do governo. Desta forma, ela evita que o vice Michel Temer (PMDB) assuma a Presidência.

Gaeco na ALEP
Os servidores da Assembleia Legislativa foram surpreendidos nas primeiras horas da manhã de ontem, com a inesperada visita de agentes do Gaeco, braço policial do Ministério Público. Eles cumpriam mandados de busca a apreensão no gabinete do deputado Gilberto Ribeiro (PRB), por suposta devolução de salário de funcionários ao parlamentar.

Dívida
Em pronunciamento na tribuna, Gilberto Ribeiro explicou que o dinheiro levado pelo Gaeco, era o montante recebido de uma dívida.

Terra Palestina
A Assembleia Legislativa abre hoje, às 9h, a mostra “Um Olhar Sobre a Palestina”. A proposição é do deputado Chico Brasileiro (PSD), em homenagem ao “Dia da Terra Palestina”. A exposição, até 1º de abril (sexta-feira), reúne fotos da viagem ao Estado Palestino dos vereadores Paulo Porto (Cascavel) e Nilton Bobato (Foz) e do presidente da Sociedade Palestina de Foz, Jihad Abu Ali.