Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quarta, 23

Coluna Boca Maldita desta quarta, 23

Nova sala das comissões
O presidente Ademar Traiano (PSDB) inaugurou ontem (22) a nova sala das comissões técnicas permanentes da Assembleia Legislativa. A estrutura fica no terceiro piso do antigo restaurante do bloco do Plenário. Logo após o ato, que reuniu um grande número de parlamentares e servidores, ocorreu a primeira sessão extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Pessuti no estaleiro
O ex-governador Orlando Pessuti (PMDB), diretor do BRDE, foi parar no estaleiro. “Problema no meu olho esquerdo. Descolamento de retina. Cirurgia na quinta-feira, 24, cedo. Dizem os médicos que tudo será equacionado. Vamos tocando em frente”, disse Pessuti, no whatsapp.

Barreira histórica
O dólar continua subindo neste período de crise econômica e política. Ontem a moeda norte-americana ultrapassou, pela primeira vez na história, a casa dos R$ 4,00. A cotação alta reflete negativamente no comércio de Ciudad del Este (Paraguai) e favorece diretamente o setor produtivo e as exportações brasileiras.

Quadro Negro II
A Polícia Civil do Paraná deflagrou ontem a 2ª fase da Operação Quadro Negro, que investiga desvio de recursos públicos na Secretaria Estadual de Educação (Seed). Nesta etapa, foram apreendidos bens como veículos de luxo e imóveis avaliados em R$ 9 milhões. Pelo menos 12 pessoas são investigadas pela Operação.

Pró-nutricionistas
O deputado Chico Brasileiro, líder do PSD, falou ontem na Tribuna da Assembleia que irá apresentar uma proposta para retirar o inciso 5º do artigo 61 do chamado “pacote de ajuste fiscal” do Governo. O item em questão, segundo Brasileiro, retira a obrigatoriedade do Estado de contratar nutricionistas nas escolas da rede pública estadual. Sem estes profissionais, o Paraná fica impedido de receber recursos federais para o setor.

Saúde ao PMDB
Diante das dificuldades em aprovar suas matérias no Congresso, a presidente Dilma (PT) ofereceu ao PMDB, seu maior sócio no governo, o Ministério da Saúde. Mas antes do sim, a bancada do partido do vice-Michel Temer na Câmara, deverá dar seu aval.

Greca no PMN
O ex-prefeito de Curitiba, após quase 12 anos, decidiu sair do PMDB do senador Roberto Requião, em cujo gabinete estava nomeado no Senado, e cerrar fileiras no PMN. Pelo novo partido, Greca espera disputar a sucessão do prefeito Gustavo Fruet (PDT), nas eleições de 2016. No PMDB, o ex-prefeito disputou várias eleições, mas não venceu nenhuma.

Fruet atiça adversários
Por falar no prefeito Fruet, seu alto índice de rejeição – 62,2% dos curitibanos, conforme pesquisa de julho -, atiçou uma leva de concorrentes ao Palácio 29 de Março. Entre eles o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), Ney Leprevost (PSD), Fernando Francischini (SDD), Greca, Professor Picler (PEN), Valdemir Soares (PRB) e Flavio Arns (PSDB).

Adversários II
No PMDB a vaga é disputada por Requião Filho e Stephanes Junior. O PT ensaia com Tadeu Veneri ou Mirian Gonçalves e o PSC insiste em Ratinho Junior, que prefere a disputa de 2018. Os nanicos à esquerda, PSol, PCdoB, PSTU, PPL e PCO devem lançar seus candidatos. A disputa pode ter 16 candidatos ou o dobro da eleição de 2012, quando sete disputaram a eleição municipal.

Calor do Nordeste
Aquilo que a maioria dos curitibanos vem reclamando nos últimos dias, se confirmou. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o calor em Curitiba superou o constatado em pelo menos cinco capitais do Nordeste.