Pânico no Planalto
A decisão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedindo ao STF a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP), do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dominou ontem (07) o noticiário nacional e internacional. De acordo com Janot, eles foram flagrados tramando contra a Operação Lava-Jato em conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.
Pânico II
Os pedidos de prisão já estão com o ministro Teori Zavascki, do STF. Na decisão, Janot também solicitou o afastamento de Renan da presidência do Senado, usando argumentos similares aos empregados no pedido de destituição de Cunha da presidência da Câmara e do mandato de deputado federal, o que acabou sendo atendido pelo órgão. Ai, ai, ai…
Outro lado
Ao longo do dia, os alvos da decisão de Janot foram dando suas versões, que mais parecem desabafos. O ex-presidente Sarney se disse “revoltado”, Renan Calheiro falou em “abuso”, Romero Jucá afirmou ser uma “vítima” e Eduardo Cunha viu “constrangimento” na atitude do procurador-geral da República.
Adiado…
… novamente. Ainda sobre a política e os políticos do Planalto, o Conselho de Ética voltou a adiar o pedido de cassação do mandato do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha. Se tudo correr bem, e nenhuma manobra protelar mais, a ação deverá ser votada hoje. Mas, vai saber…
Santa Helena
A deputada Claudia Pereira (PSC) recebeu, na última semana, a secretária de Assistência Social de Santa Helena, Velone Zimerman e a diretora do Departamento da Mulher e Assuntos Comunitários, Fabricia Bedendo Lenzi. Claudia recebeu demandas do município e entregou cópia do projeto de lei de sua autoria, que cria a Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago, o qual contempla Santa Helena.
R$ 26 milhões
Este é o montante que faturaram os 71 auditores da Receita Estadual, desde que a Operação Publicano foi deflagrada em 20 de março de 2015. Eles são suspeitos de envolvimento em esquema de cobrança de propina para deixar de autuar empresários sonegadores receberam do Estado. Segundo a Folha de Londrina, nenhum dos auditores está trabalhando: 63 estão afastados por ordem judicial e oito são aposentados.
E a Ideli?
Alguém lembra por anda a ex-ministra Ideli Salvatti, que ao lado da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), formava o time feminino do primeiro mandato da presidente afastada Dilma Rousseff (PT)? Pois bem, ela e o marido moram em Washington (EUA), nomeados no Itamaraty. Quem levantou a lebre é o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que enviou oficiou ao chanceler José Serra, pedindo a exoneração de ambos.
Codesul
O governador Beto Richa assumiu ontem a presidência do Codesul (Conselho de Desenvolvimento do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul). Ele substituiu o gaúcho José Ivo Sartori, e disse que a prioridade é proteção e criação de empregos na região, em um momento em que a crise econômica elimina postos de trabalho e o desemprego bate recorde em todo país.
Deixe um comentário