Sob nova direção
As ruas do Centro Cívico e entorno ficaram pequenas para receber a multidão de prefeitos, vices, vereadores e lideranças de todas as regiões do Paraná que foram à capital prestigiar a posse da governadora Cida Borghetti (PP), que herdou o cargo com a renúncia de Beto Richa (PSDB), após sete anos e três meses à frente do Governo do Estado. No ato, Cida reforçou que sua gestão será de harmonia, unidade e humildade e pautada pelo rigor técnico, disciplina legal, responsabilidade fiscal, honestidade intelectual e idoneidade moral.
Direção II
“Com esta diretriz, todo o resto se torna mais fácil para quem faz e transparente para a sociedade”, sustentou a nova governadora. Cida é a primeira mulher a assumir o posto em definitivo. Antes, Emília Belinati ocupou o cargo, mas interinamente. No Brasil, apenas outras dez mulheres ocuparam cargos de governadoras do Estado.
#Mulheres
A governadora disse que as mulheres terão papel central no seu governo. “Me sinto honrada. Estou bem consciente das expectativas que acompanham essa missão”, afirmou Cida, que é administradora. Já na posse ela anunciou duas mulheres – a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha se torna a primeira mulher no Comando-Geral da Polícia Militar e Lucilia Dias passa a ser chefe de gabinete do Governo do Estado.
#Mulheres II
No Paraná, a participação feminina vem aumentando na administração pública. Hoje, elas representam 59,13% do número total de servidores estaduais – a Educação é a pasta que abriga a maior parcela: dos 83 mil servidores, 79,52% são mulheres.
Emocionado
O fotógrafo Orlando Kissner conseguiu registrar o momento de emoção do agora ex-governador Beto Richa, ao se despedir dos assessores mais próximos e dos policiais da Casa Militar, que cuidavam da sua segurança. No momento, Richa não conteve as lágrimas.
De saída
Depois de três anos e três meses, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), deixa a Liderança do Governo na Assembleia Legislativa. Será substituído por Pedro Lupion (DEM).
Esperando Lula
Não foi só a posse de Cida Borghetti no Governo que movimentou o noticiário ontem (06) em Curitiba. A pergunta que não calava era a de que horas chegaria, ou não, o ex-presidente Lula (PT), que teve o mandado de prisão expedido pelo juiz Sérgio Moro. O fato não aconteceu até o fechamento da coluna, mas segundo a imprensa, o MST havia bloqueado dois trechos na BR-277 em São José dos Pinhais e a PR-483, em Quedas do Iguaçu. Ambos foram liberados logo após.
Do PV ao Podemos
O deputado Rasca Rodrigues, em segundo mandato, trocou o PV pelo Podemos com as bênçãos do presidenciável Alvaro Dias e do presidente estadual do partido, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zuchi.
Em Pato Branco
O ex-nadador Rogério Romero é o convidado do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR) para uma palestra em 27 de abril, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná.
Deixe um comentário