Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita de quinta, 12

Troca de comando da PM será nesta quarta-feira no Guatupê
Curitiba, 10 de Março de 2017. Aniversário de 65 anos do Batalhão de Polícia de Transito do Estado do Paraná. Na foto: Coronel Maurício Tortato, Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, homenageando a Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha.

Mídia nacional
A nomeação, pela governadora Cida Borghetti ontem (11), da coronel Audilene Dias Rocha no comando-geral da Polícia Militar do Paraná, repercutiu na mídia nacional. “É mais um espaço conquistado pelas mulheres”, disse a apresentadora Fátima Bernardes, do programa Encontro da Rede Globo, logo após o plantão sobre as manchetes do G1, onde foi citado que a primeira mulher acabava de assumir o comando da instituição, que tem 163 anos de fundação.

Conquista
“Escolher e dar posse à primeira mulher no comando-geral da PM, para mim, é motivo de orgulho, porque sempre busquei valorizar a presença da mulher na gestão pública, na política e na sociedade”, afirmou Cida logo após o ato.

Mudança
Audilene Rocha substitui ao coronel Maurício Tortato, que agora assume a chefia da Casa Militar do Governo do Estado.

Professores
Logo após a posse, Cida Borghetti recebeu representantes da APP-Sindicato e reafirmou a disposição do Estado para a construção conjunta de soluções para as demandas da rede pública de ensino e para o debate com as entidades sindicais. “É o momento de reforçar o diálogo, de discutir cada assunto com responsabilidade legal e transparência para a tomada de decisões”, disse.

10% com 50%
Parece absurdo, mas não é. Em 2017, os 10% da população com os maiores rendimentos detinham 43,3% da massa de rendimentos do país, enquanto a parcela dos 10% com os menores rendimentos detinha 0,7% desta massa.

50% da renda II
As contas, são do Bem Paraná, com base em dados do IBGE, indicam que as pessoas que faziam parte do 1% da população brasileira com os maiores rendimentos recebiam, em média, R$ 27.213, em 2017. Esse valor é 36,1 vezes maior que o rendimento médio dos 50% da população com os menores rendimentos (R$ 754).

Chapéu
Não restou outra alternativa para o PT, do que a velha e tradicional vaquinha entre filiados e simpatizantes. A ação é necessária, segundo o Painel da Folha de S.Paulo, para ajudar a cobrir os custos do acampamento montado para abrigar apoiadores do ex-presidente Lula em Curitiba.

Chapéu II
A direção nacional da sigla definiu o modelo de arrecadação em reunião na segunda (9). Eles estão preocupados em garantir a continuidade das mobilizações pró-Lula. Avaliam que os atos na capital paranaense têm sido até melhor que o esperado, mas sabem que, com o passar do tempo, a tendência é a poeira baixar.

Osmar e Ciro
O pré-candidato ao governo do Paraná, Osmar Dias (PDT), já avisou ao presidente da legenda, Carlos Lupi, que não vai apoiar Ciro Gomes ao Planalto. Isso porque, segundo Ernesto Neves na Veja, ele não abre mão de trabalhar pela candidatura do irmão, o senador Alvaro Dias (Podemos).

Dificuldade
Apesar de Lupi garantir que a situação não abala o partido, o clima interno é ruim. Logo, o presidente nacional terá problemas para montar o palanque de Ciro no Paraná.

Quer o PSD
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Pedro Lupion (DEM), garantiu ontem que pretende manter a bancada do PSD do deputado e pré-candidato à sucessão estadual, Ratinho Júnior, na base de apoio. Segundo Lupion, a intenção da liderança é separar a questão da governabilidade da disputa eleitoral, informa Ivan Santos, no Bem Paraná.