Faltou eco?
A chiadeira da última semana, na Assembleia Legislativa, resultou em pouco ou quase nada com relação ao embargo da carne de frango, decretada pela comunidade comum europeia. Nos discursos inflamados, as referências sobre os preços e concorrência desleal passaram ao largo ao parecer técnico da Ocepar, que apontou que a lambança das operações Carne Fraca e Trapaça, da Polícia Federal, teriam motivado os embargos. E a Adapar, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária, continua com sua habitual carência pela renovação de quadros técnicos e formação de barreiras sanitárias, conforme exigência da OIT (Organização Mundial da Saúde Animal). Enquanto isto, o Judiciário faz cara de paisagem diante da crise e desemprego no setor.
Segurança
Já se passavam das 18h do 1º de maio (terça-feira) e a governadora Cida Borghetti reuniu os secretários e comandantes das forças estaduais de segurança no Palácio Iguaçu em Curitiba. Do encontro, participaram os secretários Júlio Reis (Segurança Pública), Élio de Oliveira Manoel (Administração Penitenciária); os comandantes Audilene Dias Rocha (Polícia Militar) e Fábio de Oliveira (Corpo de Bombeiros); Maurício Tortato (chefe da Casa Militar), Dilceu Sperafico (chefe da Casa Civil), Alexandre Teixeira (secretário de Comunicação Social) e Lucília Dias (chefe de Gabinete da Governadora).
PT na vice
Apontado como uma das alternativas do PT para a disputa da Presidência da República, o ex-ministro e ex-governador da Bahia Jaques Wagner admitiu terça que o partido pode aceitar ser vice do pré-candidato do PDT, o ex-ministro Ciro Gomes. O Estadão anotou que Wagner defendeu ainda a inclusão de Joaquim Barbosa (PSB) no diálogo com os demais partidos de esquerda.
Nota fake
A internet continua campo fértil para a produção das chamadas fake news, ou notícias falsas. Nas últimas horas, as redes sociais – em especial o whatsapp – foram inundadas por mensagens veiculando uma nota com o carimbo “Lula Livre”, fato negado por organizadores do movimento em apoio ao ex-presidente.
Fake II
Em seguida, aparelhos de celulares tiveram as memórias quase cheias com um suposto avisto do Banco Central informando que “quem portasse” tais notas com carimbo, seria preso.
Fake III
Para fechar a série, pelo menos até o momento, passaram a circular mensagens com imagem da tal nota, só que com o carimbo de uma grade e a palavra “Bolsonaro 2018” abaixo. Estas sim seriam motivo para prisão?
Prisão política
A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, viajou ao Chile no último final de semana para participar de encontro da Aliança Progressista, que reúne os principais partidos de centro-esquerda do mundo. Na oportunidade, encontrou a ex-presidente chilena Michelle Bachelet e denunciou a prisão política do ex-presidente Lula, à representantes de toda a América Latina e diversos países.
Líder sindical
A governadora Cida Borghetti confirmou, no 1º de maio, em Curitiba, a nomeação de Paulo Rossi na Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade. Rossi preside a União Geral dos Trabalhadores do Paraná e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros. É a primeira vez que um sindicalista assume a pasta do Trabalho.
Deixe um comentário