Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita de quarta, 28

Quatro mãos
A vice-governadora Cida Borghetti (PP), que assume em definitivo dia 6 de abril, afirmou na segunda (26) que seu governo será de continuidade e desconversou sobre as mudanças no secretariado. Segundo ela, os substitutos dos secretários que vão deixar os cargos até 7 de abril, para se candidatarem às eleições de outubro, serão definidos em comum acordo com o governador Beto Richa (PSDB). O tema ainda não foi tratado com Beto, disse Cida, à reportagem do Bem Paraná.

Quatro mãos II
“É um governo de continuidade e os nomes que serão substituídos serão definidos em conjunto com o governador Beto Richa”, reafirmou. Cida Borghetti será a primeira mulher assumir em definitivo o comando do governo do Paraná.

Lojas francas
Em reunião ontem (27), na 1ª Secretaria da Câmara dos Deputados com representantes do Ministério da Fazenda, entre eles o coordenador de Administração Aduaneira, Jackson Corbari, o deputado Fernando Giacobo (PR) conseguiu a inclusão das cidades de Barracão e Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná, e Porto Mauá RS), na Instrução Normativa 1799/2018, que trata sobre o regime aduaneiro de lojas francas, liberando assim a instalação deste tipo de estabelecimento nas cidades. O regime aduaneiro permite ao estabelecimento instalado em zona primária de porto ou aeroporto alfandegado, vender mercadoria nacional ou estrangeira a passageiro em viagem internacional, contra pagamento em moeda nacional ou estrangeira.

No topo
A entrevista do juiz Sergio Moro, ao Roda Viva da TV Cultura, foi a mais vista na história do programa. É o que aponta medição prévia minuto a minuto do Ibope na Grande São Paulo. “No Twitter, a entrevista de Moro chegou a liderar o ranking dos assuntos mais comentados no Brasil e no mundo”, informou o R7.

Fica
O governo de continuidade de Cida Borghetti não ficará restrito ao governo. Ela já adiantou que irá manter, como líder na Assembleia Legislativa, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Municípios
O governo federal vai destinar R$ 1 bilhão para garantir o financiamento das ações e serviços públicos de saúde para todos os municípios brasileiros. A medida, segundo o ministro Ricardo Barros (Saúde), é uma resposta as dificuldades financeiras emergenciais que as cidades estão tendo para garantir o acesso à saúde pública a população.

Saúde
O recurso, que será repassado via Fundo Nacional de Saúde, vai custear ações na atenção básica, média e alta complexidade, assistência farmacêutica, vigilância em saúde e gestão do SUS.

Pinhão
Quem percorre as rodovias do Sul e Sudoeste do Paraná já percebeu a venda de pinhão precoce ocorrendo livremente em barracas improvisadas. Pois, pois, o IAP alerta que colheita e comercialização só são permitidas a partir de 1º de abril.

No ar
Guarapuava, Paranaguá, Pato Branco, Toledo e Umuarama são as cinco cidades do Paraná que estão no plano da Azul na expansão dos voos nos próximos anos para 35 novos destinos.