Arquivos

Categorias

COLUNA 30/07/2024

Palavra Livre

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Pronasci
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) confirmou nesta segunda-feira, 29, que Foz do Iguaçu está entre as 30 cidades selecionadas pelo Ministério da Justiça no Novo PAC Seleções para receber um Centro Comunitário pela Vida (Convive) que será construído próxima à creche Professora Viviane Jara e aos residenciais Angatuba e Boicy. O investimento é de R$ 15,3 milhões.

Pronasci II
“Foz do Iguaçu é a única cidade paranaense selecionada para receber esta estrutura que terá um complexo esportivo e educacional, além de atendimento à mulher, ao jovem e ao consumidor e serviços de assistência social e médica”, disse Chico Brasileiro. “Será um centro comunitário multidisciplinar para melhorar a qualidade, promover a convivência cidadã e oferecer oportunidades, principalmente aos jovens”, completou.

Pesquisa
Na pesquisa da Tulipa, dois dados interessantes, sem a pesquisa espontânea e a outra é a preferência do eleitorado pelo candidato a vice-prefeito. O empresário Deoclécio Duarte (Agir) é o favorito com 13,3%, seguido de Ricardo Nascimento (PSD), com 8,33%: Fernando Maraninchi (MDB), 7%; Gilberto Xisto (União), 5,17%; João Morales (União), 5,33%; Camilo Rorato (União), 4,5%; Fernando Duso (PT), 3,67%; Ney Patrício (Podemos), 3.83%; Kalito (PST), 3%; Sidnei Prestes (Podemos), 2,57%; e Gilmar Piolla (PP), 0,33%.

Pesquisa II
O levantamento foi registrado no TSE sob o nº PR-02629/2024, contratada pelo JNT, com 600 entrevistas. A divulgação não traz o período da coleta, margem de erro e grau de confiança.No registro, a pesquisa foi realizada entre 17 e 23 de julho, a margem de erro é de 4% e o grau de confiança, de 95%.

Black Friday
Armando Ghazzaoui, da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, espera que a black friday deste ano – de 14 a  17 de novembro – supera o movimento (200 mil pessoas) e o faturamento (US$ 300 milhões) de 2023 – já foram 20% superiores ao de 2022. As promoções devem chegar a 70% de desconto e os itens mais procurados são televisores, celulares, notebooks e aparelhos de ar-condicionado, cosméticos, chocolates, bebidas, decoração natalina, brinquedos e presentes de natal.

Expectativa
A pré-campanha do General Joaquim Silva e Luna (PL) espera a presença do governador Ratinho Júnior (PSD) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na convenção ou no lançamento da campanha em agosto. O presidente estadual do PL, deputado Fernando Giacobo, já disse que a agenda de Bolsonaro no Paraná começa em agosto em Foz do Iguaçu.

Prioridades
Silva e Luna, Eduardo Pimentel (PSD-Curitiba) e Renato Silva (PL-Cascavel) foram os três pré-candidatos levados pelo governador Ratinho Junior ao encontro de Bolsonaro na semana passada em Porto Alegre. Acompanharam os pré-candidatos, os deputados Fernando Giacobo e Filipe Barros (PL); o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (Podemos) e o pré-candidato a vice-prefeito de Curitiba, o ex-deputado Paulo Martins (PL).

Bicudinho 
Dos brejos do litoral paranaense, em Guaratuba, para o mundo. A operação gigantesca para salvar uma pequenina e delicada ave da extinção conquistou os jurados de dois dos principais festivais de cinema de natureza do mundo. O documentário “O Bicudinho-do-brejo”, de Gabriel Marchi, foi campeão da categoria de filme para redes sociais no Frome International Climate Film Festival, da Inglaterra, e selecionado em outros dois festivais do circuito europeu. A obra destaca as belezas da Mata Atlântica do Paraná e a importância da pesquisa científica para salvar espécies ameaçadas de extinção como o bicudinho-do-brejo.

Polo Iguassu
O senador Martín Goerling (Propuesta Republicana), de Misiones, vai propor ao congresso argentino, projeto de lei que prevê a livre circulação entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.  A proposta pretende diminuir as filas na fronteira, ocasionadas pela burocracia nas aduanas. Para isso, os trâmites de imigração só seriam exigidos para quem for viajar distâncias acima de 50 quilômetros dentro dos países. O presidente do Polo Iguassu, Faisal Saleh, já fez proposta semelhante.

Lunitti
Neste sábado (27), Beto Lunitti (PSD), atual prefeito, foi confirmado candidato à reeleição para a prefeitura de Toledo.  A chapa é composta por Lunitti e Ademar Dorfschmidt (PL), que concorre ao cargo de vice-prefeito. A coligação inclui ainda o MDB, União Brasil e Podemos.

Humberto
Em convenção neste domingo, 28, o PT confirmou a candidatura de Humberto Henrique à prefeitura de Maringá e de Brenda Silveira (Rede) como candidata à vice-prefeita. Além disso, foram confirmados os candidatos a vereador da coligação “Pra Cuidar Bem de Maringá”, formada pelos partidos PT, PCdoB, PV, PSol e Rede.

Karla
A Federação PSDB/Cidadania oficializou em convenção a candidatura à reeleição de Karla Galende (PSDB) à prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu. Vanio Morona (PSD), atual vice-prefeito, também será candidato à reeleição.Karla Galende terá apoio ainda do PL e PSB.

Desistência
A advogada e empresária Fernanda Dallagnol (Novo), mulher do ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo), não vai disputar as eleições de outubro em Curitiba. Em comunicado, o partido revelou que Fernanda continuará envolvida nas atividades políticas e agora lidera o Novo Mulher, com planos voltados para as eleições de 2026.

Campanha
Foz do Iguaçu integra a campanha de promoção internacional do turismo no Brasil lançada pela Embratur nos Jogos Olímpicos de Paris. Com o slogan “Visite o Brasil. Aqui você sempre ganha”, a campanha será veiculada até 31 de agosto na França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália. As peças serão inseridas em comerciais de TV, redes sociais e mídias exteriores nas ruas, metrô e táxis das cidades europeias. O trabalho foi feito em parceria com o Sebrae. Os europeus são os principais turistas que chegam ao Brasil. Em 2023, 182,4 mil portugueses desembarcaram no país, seguido pelos alemães (158,5 mil) e ingleses (130 mil).

Protagonista
O presidente Lula (PT) afirmou, neste domingo (28), que o mundo “voltou a acreditar no Brasil”. “O Brasil recuperou seu protagonismo no cenário mundial. Participamos de todos os principais fóruns internacionais. O Brasil voltou ao mundo, e o mundo agora vai passar pelo Brasil”, disse Lula em pronunciamento divulgado nos canais de comunicação.

Responsabilidade
“Queremos um Brasil que cresça para todas as famílias brasileiras. Não abrirei mão da responsabilidade fiscal. Entre as muitas lições de vida que recebi de minha mãe, dona Lindu, aprendi a não gastar mais do que ganho. É essa responsabilidade que está nos permitindo ajudar a população do Rio Grande do Sul com recursos federais”, disse Lula, citando o estado que sofreu a maior tragédia ambiental da sua história nos meses de maio e junho deste ano, com enchentes e alagamentos.