Palavra Livre
Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser
Sessões itinerantes
Nesta terça-feira, 19, a partir das 19h no Teatro Barracão, começam as sessões itinerantes da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu. Em outubro estão previstas as sessões ba Vila A, KLP e Jardim Curitibano; em novembro na Unila; retornando ano que vem no Grande Morumbi, em fevereiro; em março no Jardim Central; e nos meses seguintes na Unioeste, Três Lagoas, Vila C/Cidade Nova, Porto Meira e UDC.
Requião
O ex-senador Roberto Requião recebeu mensagens que sua pré-candidatura ao Senado na eventual cassação de Sérgio Moro (União Brasil) ganha força no PT e é colocada como primordial para o petismo nas eleições municipais de 2024 em Curitiba.
Ainda a perimetral
O passivo da Perimetral Leste já se tornou um passivo nas pré-candidaturas do bolsonarismo em Foz do Iguaçu. A obra está parada em novo imbróglio que somente a Justiça, conforme disse o governador Ratinho Junior (PSD). Além dos atrasos, já se aponta a necessidade da sua duplicação e de pelo menos mais três interseções entre a Avenida República Argentina e a BR-277.
Trinta milhões
Passou batido por todos, mas desde que começou a medir o número de visitantes em 1999, agora em agosto, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 30 milhões de visitantes.
Marcha Lenta
Com as viagens dos presidentes Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) a Nova York para acompanhar a abertura da Assembleia Geral da ONU, o Congresso Nacional terá uma semana esvaziada. Projetos do governo não devem ser votados e o depoimento mais aguardado da semana nas CPIs, o do ex-ministro Braga Netto para a comissão do 8 de janeiro, foi adiado.
Selic
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anuncia na próxima quarta-feira, 20, o novo valor da taxa básica de juros, a Selic. A expectativa do mercado é de mais um corte de 0,5 ponto na alíquota, reduzindo o índice a 12,75%.
Novo PGR
Embora a corrida pela chefia da PGR esteja afunilada entre o subprocurador-geral da República Antonio Carlos Bigonha e o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, o presidente Lula (PT) não descarta que um terceiro nome surja na disputa.
Vaga no STF
A sucessão para a vaga da ministra Rosa Weber, que se aposenta do STF em outubro, parece ter afunilado nos últimos dias entre os chefes da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e do Ministério da Justiça, Flávio Dino. Os dois ministros que despontam como favoritos à vaga ampliaram os movimentos na tentativa de se tornarem o escolhido do presidente Lula (PT).
Meninos do Lago
O Icli e a Itaipu Binacional estão entusiasmados com o projeto Meninos do Lago que forma campeões de canoagem no País. Os meninos, a maioria de famílias pobres, já estão se destacando em várias categorias das competições nacionais. E a Olimpíada de Paris será entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024.
CPI do Transporte
A CPI do Transporte Coletivo de Foz do Iguaçu ficou assim composta: Galhardo (Republicanos), presidente; Márcio Rosa (PSD), relator; e Carol Dedonatti (PP), membro. Os três são opositores ao prefeito Chico Brasileiro.
Abandono e PIX
Depois da prisão no Paraguai dos bolsonaristas, o blogueiro Wellington Macedo de Souza e o radialista Maxcione Pitangui de Abreu, outros três foragidos se sentem abandonados e pedem PIX: Esdras Jonatas do Santos, com mandado de prisão aberto contra ele desde fevereiro; José Renato Gasparim Junior, foragido desde o fim de janeiro, quando teve sua prisão decretada; e Oswaldo Eustáquio Filho, com prisão foi decretada ainda em 2022 pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Eustáquio está no Paraguai.
Polarização
Os bastidores da política de Foz do Iguaçu apontam que com a aprovação na Câmara dos Deputados da proposta que altera prazos da Lei da Ficha Limpa, as eleições em Foz do Iguaçu serão polarizadas pelos ex-prefeitos Paulo Mac Donald Ghisi (Podemos) e Sâmis da Silva (PSDB). O projeto, aprovado na Câmara, seguiu para o Senado.
Meu Bolso em Dia
A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, o Procon do Paraná e a Febraban firmaram convênio que disponibiliza de forma gratuita a plataforma digital “Meu Bolso em Dia” de educação financeira e que pode prevenir e evitar o superendividamento dos consumidores paranaenses. “As parcerias com os diferentes órgãos da sociedade civil têm sido um grande diferencial do Governo do Estado. Com o Paraná já em fase de pleno emprego e de crescimento econômico, a educação financeira é fundamental para as famílias não caírem em armadilhas e se endividarem para além das suas condições de pagamento”, disse o secretário Santin Roveda.
Deixe um comentário