Palavra Livre
Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser
Apoio
Os leitores também são importantes para a coluna ao apontar os erros e enviar pautas e sugestões. Vamos lá: Soldado Fruet (PL), ex-deputado estadual, é candidato a vereador em 6 de outubro. O líder comunitário Enézio de Freitas é candidato a vereador pelo Avante e o nome do deputado estadual Matheus Vermelho (PP) foi escrito de forma errada. Essa nota, vamos republicar.
É o Kodama
O publicitário e ex-secretário da Agricultura e Abastecimento, Thiago Kodama (Mobiliza) foi escolhido na chapa de Paulo Mac Donald (PP) depois dos veto de partidos coligados aos nomes de Kalito Stockel (PDT), Ney Patrício (Podemos) e Sidnei Prestes (Podemos). Pesou pelo nome de Kodama o apoio dos deputados Matheus Vermelho (PP) e Vermelho (PL).
Família
Mais de 100 amigos e familiares acompanharam o empresário Adriano Rorato na convenção do PL de Foz do Iguaçu que confirmou sua candidatura a vereador. Até um boneco estilizado animou o encontro que definiu o General Silva e Luna (PL) como candidato e a chapa dos 16 candidatos à vereança. Rorato é iguaçuense da gema, a família dele e da mulher Beatriz há mais de 100 anos na cidade têm amigos e parentes em todos os bairros, uma base grande e ampla ao candidato a vereador.
Eleição
O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSD), reuniu os colégios de líderes e abriu as inscrições para eleição da nova mesa diretora do legislativo ao biênio 2025-2026. A eleição será na próxima segunda-feira, 12, e os candidatos mais fortes são Alexandre Curi (PSD) para presidente, Gugu Bueno (PSD) na 1ª secretaria e Cristina Silvestri (PP) na 1ª vice-presidência. Traiano deve ocupar a 2ª vice-presidência.
Plataforma
O advogado Ian Vargas, candidato a vereador pelo PT, disse que vai focar sua campanha nas conquistas alcançadas como ex-superintendente do FozHabita: mais de duas mil regularizações fundiárias e das 770 novas moradias aprovadas durante sua gestão no instituto entre 2023 e março de 2024. “Durante a minha gestão trouxemos mais de R$ 145 milhões em recursos para moradias (entre Caixa Econômica Federal e Itaipu Binacional). Também vou debater muito a saúde e educação”, disse.
Debate da Band
Será nesta quinta-feira, 8, a partir das 22h15, o primeiro debate da Band TV entre os candidatos a prefeito de Curitiba. Os debates também serão feitos, em datas ainda a ser marcadas, em Colombo, Campo Largo, São José dos Pinhais e Ponta Grossa.
Debate em Foz
O primeiro debate em Foz do Iguaçu será feito, a partir das 19h, no Foz Plaza com os candidatos Zé Elias Castro Gomes (União Brasil), Paulo Mac Donald Ghisi (PP), General Silva e Luna (PL), Sérgio Caimi (PMDB), Sâmis da Silva (PSDB), Airton José (PSB) e Jurandir Latinha Miranda (Psol).
Sem chance
“Bom dia, Nelton. Conforme sua solicitação, aguardamos até as 12h um posicionamento do Sr. e sua executiva, com relação a substituição do nome indicado por sua agremiação para a vice do candidato Paulo Mac Donald, tendo em vista a rejeição por parte dos demais partidos do nome previamente indicado. Findo este prazo, informamos ao Sr. que a participação do PDT na coligação continua sendo bem vinda, porém sem a indicação do candidato a vice”, – de Emerson Roberto Castilha, do jurídico da Coligação Viva Foz do Iguaçu, em mensagem pelo whatsapp ao presidente do PDT, Nelton Friedrich.
Desabafo
“Estou chateada porque o PDT fez a sua parte como combinado ao indicar o vice-prefeito. Infelizmente, apesar dos acordos assinados, algumas pessoas não cumprem o combinado. Não é nossa culpa e vamos focar na campanha, ajudar a chapa de vereadores na qual eu faço parte também. Estamos juntos, tranquilos e serenos” – do vereador Kalito Stockel (PDT) que teve seu nome vetado como vice de Paulo Mac Donald Ghisi (PP).
Plano de Governo
O candidato a prefeito Zé Elias Castro Gomes disse que o União Brasil foi o primeiro partido a registrar as candidaturas a prefeito, vice, a chapa de 16 candidatos à vereança e o plano de governo para Foz do Iguaçu. “A nossa coligação é com a população”, disse Zé Elias ao destacar que o União Brasil vai solteiro na disputa em Foz.
Força de Lula
O deputado Zeca Dirceu disse que o PT e os partidos aliados vão mostrar a força do presidente Lula nas eleições municipais e que a representação vai aumentar exponencialmente nas prefeituras e câmara de vereadores do Paraná. O PT terá candidato próprio em mais de 80 cidades e 2,3 mil candidatas e candidatos à vereança. Entre as as candidaturas proporcionais, cerca de 700 são da cota racial e 1,2 mil são de mulheres candidatas. Hoje o PT governa oito prefeituras, tem 11 vice-prefeitos e 122 vereadores. “Na última eleição, elegemos uma bancada de sete deputados estaduais , seis deputados federais, a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, é do PT, o presidente da Itaipu Binacional, o ex-deputado Enio Verri, é do PT”.
Cidades
Zeca Dirceu destacou ainda que as 10 principais cidades do Paraná têm candidatos próprios do PT, de partidos da Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB ou de partidos aliados como o PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin, ou do PDT do ministro Carlos Lupi. “O PT terá candidatura própria em Londrina (Isabel Diniz), Maringá (Humberto Henrique), Cascavel (Professora Liliam), São José dos Pinhais (Wilson Cabelo), Colombo (Fernando Azevedo) e Guarapuava (Dr. Antenor)”, disse.
Cidades II
“Em Ponta Grossa, o nosso candidato da Frente Brasil Esperança (FBE) é o deputado Aliel Machado (PV) e em Curitiba e Foz do Iguaçu, o PT compõem a frente com PSB, PDT e FBE (Curitiba), com Luciano Ducci (PSB) e Goura (PDT); e com PSB, PDT, FBE e Avante (Foz do Iguaçu), com Airton José (PSB) e Deoclécio Duarte (Avante)”, completou.
Não vamos
O DC não lançará candidatos para o executivo e legislativo em Foz do Iguaçu “Questões éticas e sobretudo morais, impedem que a legenda participe do jogo politiqueiro, sabiamente, feito por conchavos, traições e simulações. Por decisões vindas de fora da cidade, Foz do Iguaçu padece de renovação e fica refém de paraquedistas e aventureiros envolvidos em tentativa de direcionamento de licitação no transporte público bem como na chamada Abin paralela”, diz trecho da ata assinada pelo presidente do DC, Cleiton Ribas.
Bio Favela
A Itaipu Binacional e a Cufa-PR (Central Única das Favelas) firmaram convênio de R$ 24,5 milhões ao longo de 36 meses, o que vai possibilitar atendimento a 100 favelas do Paraná – 60 em Curitiba e região metropolitana e outras 40 em cidades como Londrina, Maringá, Guarapuava, Francisco Beltrão e Paranaguá. O projeto vai atuar em diversas frentes. Entre elas, a criação de uma Escola de Negócios da Favela, por meio de plataforma digital, e a promoção de cursos de qualificação profissional para 6 mil jovens. A meta também inclui inserir mais 2,1 mil jovens no mercado de trabalho como aprendizes.
Atas
Aos interessados, o TSE disponibilizou o serviço de registro das atas e prestação de contas. Basta selecionar o estado e o município para acessar as atas que estão em PDF (tem que ser baixados).
Candidatos
Os candidatos do PSB a vereador: Lis Maier, Ivoni Maieron, Arif Osman, Seu Carlos e Paulo Rogério.Os do Psol/Rede: Sandra Agente de Saúde, Natanael Rede, Valdemar Santos, Marli da Cruz e Rodrigo de Oliveira. Os candidatos a vereador do PMB: Tonhão do Abacaxi, Armando Probst, Professor César, Claudinei Borges, Bazanela, Leocir Baitaca, Marco Chopp, Pastor Carvalho, Tio da Salada de Frutas, Selson da Barberia, Elisângela Pintora, Elizete Navarro, Jane da Construção Civil, Jane da Amara.
Deixe um comentário