Palavra Livre
Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser
Sete candidatos
Foz do Iguaçu terá sete candidatos a prefeito nas eleições de outubro: Zé Elias Castro Gomes (União) e o vice Leandro Costa (União); Sâmis da Silva (PSDB) e vice Fernando Maraninchi (MDB); General Silva e Luna (PL) e o vice Ricardo Nascimento (PSD); Paulo Mac Donald Ghisi (PP) e o vice Thiago Kodama (Mobiliza); Sérgio Caimi (PMB) e a vice Juçara Andrade (PMB); Airton José (PSB) e o vice Deoclécio Duarte (Avante); Jurandir Latinha de Moura (Psol) e a vice Cleomara dos Santos (Psol).
Coligações
Cinco candidatos integram coligações: Sâmis da Silva (PSDB, Cidadania e MDB), General Silva e Luna (PL, PSD, Novo, Republicanos, PRD e Solidariedade), Paulo Mac Donald Ghisi (PP, Podemos, Mobiliza e Agir) e Airton José (PSB, PT, PV, PCdoB, Avante e PDT) e Jurandir Latinha de Moura (Psol/Rede).
Aos 48
Airton José (PSB) teve apoio do PDT que a coligação do PP não aceitou a indicação do vereador Kalito Stockel para a vice. O PDT também foi procurado pela coligação do PSDB, mas a proposta tucana nem chegou a ser colocada a voto. O apoio do Avante, que estava com um pé na canoa de Mac Donald, ao candidato do PSB depois que a Frente Brasil Esperança aceitou o empresário Deoclécio Duarte como vice.
Desistência
Com a confirmação de Deoclécio Duarte Duarte (Avante) na vice de Airton José (PSB), o pré-candidato indicado pelo PV, o advogado Khalid Omairi, desistiu também de disputar a câmara de vereadores. No seu lugar, o PV confirmou Edson Rezende na chapa de vereadores. A advogada Bruna Lopes também compõe a lista dos candidatos verdes com Yasmin Hachem e Irineu Ribeiro.
Desistência II
O deputado Beto Richa (PSDB) desistiu de disputar a prefeitura de Curitiba nas eleições de outubro. Alegou três motivos: pouco tempo no horário eleitoral (30 segundos), a condição de presidente estadual da legenda que ocupa sua agenda com outras candidaturas tucanos e o desconforto do Cidadania (parceiro na federação) decidir apoiar a candidatura de Eduardo Pimentel (PSD).
Portas abertas
No programa Contraponto da Rádio Cultura, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) afirmou que todos os órgãos da gestão municipal estão abertos para todos os candidatos à prefeito. Ele disse que todos os secretários devem prestar todas as informações solicitadas. As visitas mais procuradas devem ser agendadas nas secretarias de Educação, Saúde, Administração, Fazenda e Controladoria, além do Foztrans, Fundação Cultural e Fozhabita. Aliás, dois ex-secretários de Brasileiro são candidatos a vice: Fernando Maraninchi e Thiago Kodama.
Mais pedágio
O jornalista Zé Beto Silva adianta que a equipe técnica que analisa os editais das concessões de rodovias do Paraná no TCU liberou o relatório da análise dos lotes 3 e 6. O primeiro inclui a Rodovia do Café e o segundo a BR-277. O processo foi incluído na pauta da sessão ordinária do tribunal marcada para quarta-feira.
É o Kodama
O publicitário e ex-secretário da Agricultura e Abastecimento, Thiago Kodama (Mobiliza) foi escolhido na chapa de Paulo Mac Donald (PP) depois dos veto de partidos coligados aos nomes de Kalito Stockel (PDT), Ney Patrício (Podemos) e Sidnei Prestes (Podemos). Pesou pelo nome de Kodama o apoio dos deputados Thiago Vermelho (PP) e Vermelho (PL).
Fica Kunda!
A ambientalista Nathalie Husson e o livreiro Claimar Granzotto, passaram dos 60 anos, e afirmam que já estão cansados para tocar a Livraria Kunda, referência no Paraná. Nathalie chegou a escrever num quadro: Foz tem seis livrarias, 453 tempos e 200 farmácias.
União da Vitória
O médico Ary Carneiro Júnior, ex-prefeito de Porto União (SC), vai disputar as eleições para a prefeitura de União da Vitória (PR) pelo PSDB. As duas cidades fazem a divisa entre o Paraná e Santa Catarina. Conhecido por atuar na área da saúde, foi secretário na gestão de Santin Roveda, e chefiou a 6ª Regional de Saúde, o médico se destacou na política da cidade catarinense. Agora, quer trazer o estilo de gestão de Porto União para União da Vitória.
PSD
O PSD que indicou Ricardo Nascimento na vice do General Silva e Luna (PL) tem os seguintes candidatos a vereadora e vereador: Protetora Carol, Adriana Luiz, Eliseu Moura, Henrique da Silva Costa, Inês Weizemann, Adnan El Sayed, Daniel Dois Mil, João Miranda, Volnei da Fomento, Professor Rafael Ninja, Rosane Bonho, Rogério Quadros, Mamá do Basquete e Evandro Ferreira.
Avante
O Avante que confirmou Deoclécio Duarte na vice de Airton José (PSB) tem os seguintes candidatos à vereança: Adãozinho da Silva, Ana Biesek, Professor Taborda, Dari Osório, Borges de Foz, Ivete Martinez, Jean Bahiano, Ju Cawboy’s, Enézio dos Santos, Leroy Baldus, Guia Marcelinho, Maria da Pamonha, Sargento Venâncio, Nillso Rafain e Tarcísio Biasus.
Na disputa
Dez ex-parlamentares querem voltar à Câmara de Vereadores em janeiro de 2025: Marcelinho Moura (MDB), Edílio Dalla’gnol (PL), Soldado Druet (PL), Daniel Dois Mil (PSD), Dilto Vitorassi (PT), Valdir Maninho (PSDB), Dirceu Moreira (Republicanos), Protetor Jorge (Republicanos), Rozely de Freitas (Podemos) e Inês Weizenmann (PSD).
Informações
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) pediu informações detalhadas sobre programas e projetos para modernização e ampliação das operações no Porto de Paranaguá.Romanelli solicita esclarecimentos sobre a repotencialização dos shiploaders (carregadores) do Corredor de Exportação, para agilizar os embarques de grãos pelo porto. O deputado pede ainda se há algum projeto em andamento, quais os custos e que impactos operacionais poderão ser observados. Outra questão tratada diz respeito a implantação do Píer em T, com dados sobre investimentos e cronograma.
Impasse
A convenção do PL de Paranaguá teve bate-boca e divergências. No final, a presidente Roselaine Barroso foi indicada candidata a vice-prefeita na chapa de Adriano Ramos (Republicanos). O pré-candidato a prefeito Arnaldo Maranhão (PL) disse que vai recorrer à Justiça. Mas a escolhida para compor a chapa com Adriano Ramos foi outra: Fabiana Parro.
PDT
O PDT que fechou Airton José (PSB) aprovou os seguintes candidatos na convenção: Amélia Fernandes, Lady Ana, Enfermeira Cris Morceli, Dani Locks, Laura Samuel, Mãe Sandra de Ogum, Professor Xexéu, Beba, Locutor Diego César, Carteiro Donizete Zvir, Kalito Stoeckl, Giovani da Cultura, Jairo Três Lagoas, José Do Arte, Lufe Sahn, Marco Antônio e Gerson do Esporte. Ainda haverá uma linha de corte para 16 candidatos.
Deixe um comentário