Arquivos

Categorias

COLUNA 06/06/2024

Palavra Livre

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Bobato
Ontem, o secretário Nilton Bobato (Governança e Transparência) pediu a exoneração do cargo para disputar na Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB) a indicação do candidato a prefeito. Bobato é filiado ao PV depois da passagem pelo PT (por duas vezes), ex-vereador pelo PCdoB por duas vezes e ex-vice-prefeito. “O professor Nilton Bobato tem uma história linda na política dedicada às áreas de educação, saúde, gestão e administração. Tem experiência e com muito orgulho é o pré-candidato do PV a prefeito de Foz do Iguaçu”, disse o deputado Aliel Machado (PV), liderança dos verdes no Paraná.

Maraninchi
O advogado Fernando Maraninchi (MDB) também se afastou da direção do Centro Internacional de Convenções de Foz do Iguaçu para participar das eleições municipais de outubro. O MDB quer Maraninchi como candidato a vice-prefeito na chapa de Sâmis da Silva (PSDB).
 
Eliane Sávio
Quem deve pedir o afastamento da chefia da Secretaria de Administração é a advogada e professora Eliane Dávilla Sávio.

Pré-candidato
O líder comunitário Enézio Freitas também pediu exoneração da Secretaria Municipal de Esporte e deve disputar uma das 15 cadeiras da Câmara de Vereadores pelo Avante. Enézio é técnico em edificações, mora há mais de 50 anos em Foz do Iguaçu, e já trabalhou também na Itaipu Binacional, Codapar e Grupo Muffato.

Comus
O Conselho Municipal de Saúde volta a se reunir nesta quinta-feira (6), a partir das 8h, na sede do Comus na Vila Yolanda. Na pauta, a prestação de contas do Hospital Municipal Padre Germano Lauck e a avaliação dos termos de fomento da Apasfi, Viva Bia, Casa Família Maria Porta do Céu e Associação Fraternidade Aliança. “O Comus é um dos conselhos mais atuantes no Brasil na defesa do SUS. Já fez 828 plenárias e 14 conferências, é composto por mais de 30 entidades e 200 conselheiros”, disse o presidente do conselho, Dilson Paulo Alves.

Teste
A Ande no Paraguai vai fazer licitação para vender ao Brasil os primeiros 100 MW gerados pela Usina  Hidrelétrica de Acaray em Hernandarias. “Iniciamos a possibilidade de colocar a nossa energia paraguaia no grande mercado elétrico brasileiro. Antes o que fazíamos era vender ou exportar para uma única empresa e agora temos a possibilidade de entrar nesse mercado gigantesco”, disse o chefe da Ande, Felix Sosa.

Sem memória
Ainda causa desconforto para alguns setores, inclusive da imprensa, traçar uma linha do tempo, com as datas, da memória política de Foz do Iguaçu. Se ‘esquecem’ que a cidade ficou 22 anos sem eleger prefeitos, que a região foi um dos centros da Operação Condor e da própria luta pela retomada democrática.

Lei Aiex
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) sancionou a lei que institui no calendário de eventos de Foz do Iguaçu o Janeiro Branco – Lei Dr. José Elias Aiex Neto – dedicado à realização de ações que promovam e estimulem os cuidados e a conscientização da saúde mental e emocional. Entre as atividades, estão desenvolver campanhas de esclarecimento sobre a importância da saúde mental e emocional; e de combate ao crescimento de transtornos de ansiedade, transtornos depressivos, suicídios e uso de álcool e outras drogas.

Panorama Express
O grupo Puccinelli inaugura nesta sexta-feira (7), a partir das 8h, sua oitava unidade em Foz do Iguaçu. A Panorama Express vai funcionar na rua Marechal Deodoro, 644. “É um novo conceito que oferece mais agilidade, rapidez e economia de tempo na hora da compra, além de estar bem mais próxima ao consumidor”, diz o empresário Paulo Puccinelli. A Panorama Center, que vende materiais de construção, tem unidades na JK, República Argentina, Morumbi, Porto Meira, Vila A, Cataratas, a central de distribuição no Beverly Falls Park, além de Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e Toledo.

Pedra fundamental 
A construção da nova indústria de garrafas da Ambev em Carambeí terá sua pedra fundamental lançada no dia 13 de junho. As obras preveem investimentos de R$ 870 milhões. A prefeita Elisangela Pedroso (PL) aponta que a indústria vai empregar mais de 1,5 mil pessoas somente nas obras. A partir do início da operação, em 2025, serão entre 300 e 400 postos de trabalho diretos, além dos empregos indiretos. A fábrica será responsável pela produção de garrafas dos tipos long neck, 300 ml, 600 ml e 1 litro com capacidade de até 500 milhões por ano.

Convite
Luciano Ducci (PSB) convidou o deputado Goura (PDT) para ser vice na sua futura chapa à prefeitura de Curitiba. “Vamos seguir dialogando para Curitiba ser a grande vencedora das eleições. Vou levar o convite para deliberação do partido bem como ao  presidente Carlos Lupi”, disse Goura. Ducci encaminha a formação de uma frente ampla com siglas de centro-esquerda com PSB, PDT e partidos da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB).

Pedido
A PGE pediu a prisão da professora Walkiria Mazeto, presidenta da APP, e a majoração da multa diária contra o sindicato para R$ 100 mil. Segundo a procuradora Mariana Carvalho Waihrich, o movimento grevista dos professores gerou atos de violência e invasão de prédios públicos. A PGE alegou que a greve é ilegal e o Tribunal de Justiça do Paraná determinou suspensão do movimento por considerar essencial o serviço de educação. A APP-Sindicato manteve a greve, que começou na segunda (3).

Sem mandato
O TSE cassou a liminar que garantia a cadeira de vereador para Flavio Mantovani (PSD) em Maringá e suplente Adriano Bacurau (PSDB)ficará com vaga até o final do mandato, Mantovani  perdeu a vaga porque trocou a Rede pelo SD em 2022, para concorrer a deputado estadual, quando ficou de primeiro suplente de Marli Paulino (SD), configurando infidelidade partidária. Flávia Mantovani não ficará inelegível e poderá disputar a eleição de 6 de outubro.

Posse
O ex-deputado Alex Canziani (Avante) tomou posse como secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná no lugar do deputado Marcelo Rangel (PSD) que deve disputar a prefeitura de Ponta Grossa. “Acreditamos muito na inovação e na educação como pautas fundamentais para a transformação e melhoria da vida das pessoas”, disse a deputada Luísa Canziani (PSD), filha do secretário.

Trancamento
 A juíza Lydia Aparecida Martins, da 3ª Zona Eleitoral de Curitiba, determinou o trancamento de ação penal eleitoral contra o deputado Beto Richa (PSDB) que ainda era consequência da força-tarefa da ‘lava jato’. A sentença foi provocada por um pedido de extensão dos efeitos da decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, que anulou todos os atos praticados contra Richa em diversas investigações da Polícia Federal, entre elas a chamada “operação piloto”.

Vai pagar
O TST rejeitou o exame de recurso da Havan contra o pagamento de indenização a um vendedor por assédio eleitoral. Segundo o relator, ministro Alberto Balazeiro, o abuso do poder econômico no âmbito eleitoral atinge toda a estrutura democrática. “As práticas de coronelismo não serão toleradas em nenhum nível pelas instituições democráticas do Estado Brasileiro”, afirmou. Na reclamação trabalhista, um vendedor admitido em maio de 2018 para trabalhar na loja em Jaraguá do Sul (SC) e dispensado um ano depois, disse que a empresa obrigava seus funcionários a usar como uniforme uma camiseta com as cores e o slogan da campanha de Jair Bolsonaro (PL), entre outros tipos de assédio.