Rachadinha
O juiz Pedro Toaiari de Mattos Esterce, substituto da Vara Civil de Telêmaco Borba, determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal do prefeito Márcio Artur de Matos, e da vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo, ambos filiados ao PSD. A decisão atende ação popular que acusa aliados de Matos nomeados no primeiro escalão da prefeitura de recolher parte dos salários de servidores comissionados, aqueles que não são concursados e ocupam cargos de confiança. Popularmente, a prática é conhecida como “rachadinha”. Na mesma decisão, o juiz determinou a busca e apreensão de documentos e a suspensão das nomeações de um secretário e de um assessor da prefeitura.
No PSD
O vereador Rogério Quadros, 1.699 votos na última eleição, assinou ficha de filiação no PSD e parte para seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.
Concorrida
A filiação da vereadora Yasmin Hachem no PV reuniu mais de 200 pessoas no Hotel Foz do Iguaçu. O deputado Aliel Machado e o presidente estadual da sigla, Raphael Rolim, prestigiaram a nova parlamentar dos verdes e acreditam no potencial da liderança de Yasmin no plano estadual.
Comando
A cassação do senador Sérgio Moro (União Brasil) está diretamente ligado à permanência do empresário José Elias Castro Gomes na presidência do partido em Foz. Caso o senador seja mantido pelo TRE, o empresário continuará à frente do União Brasil. Se Moro for cassado, quem pode assumir o partido a sigla é o presidente da Câmara, João Morales.
Dissolução
O PL teve a executiva provisória dissolvida em Foz do Iguaçu. Isso é o que conta na Justiça Eleitoral. No documento que a coluna teve acesso consta como “inativo por decisão do partido”. O então presidente da sigla em Foz, deputado Vermelho teve seu nome retirado do comando partidário. A expectativa é que o general Joaquim Silva é Luna assuma o partido. O deputado federal está em Brasília para reverter a decisão.
No PL
O vereador Admilson Galhardo, 1.144 votos na última eleição, assinou a ficha de filiação no PL e vai disputar a reeleição em outubro.
No PL II
No xadrez político de Curitiba, a deputada Márcia Huçulak pode mudar do PSD para o PL e compor a chapa na vice de Eduardo Pimentel (PSD) na disputa à prefeitura. O ex-deputado Paulo Martins (PL) deve concorrer na eleição suplementar ao Senado.
Calendário
O mês de abril tem programação bastante versátil no Paraná. Com festas, exposições, feiras náuticas, encontros sobre rodas, enoturismo, eventos gastronômicos e religiosos, o calendário turístico está recheado de alternativas que agradam a diferentes públicos. As atrações do quarto mês do ano são divulgadas pela Secretaria do Turismo e pelo Viaje Paraná.Uma das atrações será entre os dias 24 e 26 em Lunardelli, no Vale do Ivaí, na 6ª edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso.
Paranaense
A segunda e decisiva partida da final do Campeonato Paranaense será transmitida pela TV Paraná Turismo. O Athletico Paranaense enfrenta o Maringá neste sábado (6), às 17 horas, na Ligga Arena.
Investimento
A estatal chinesa State Grid anunciou ao ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia|) o plano de investir R$ 200 bilhões no setor de energia no Brasil nos próximos anos. Os novos investimentos serão realizados nos segmentos de transmissão, produção e distribuição.
Leilão
O Detran leiloa na próxima quarta-feira (10), 98 veículos aptos a circular.O leilão será de forma presencial na rua Salvador Ferrante, 1440, em Curitiba.
Negado
O desembargador Luiz Antonio Bonat, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, negou o pedido do Ministério Público Federal para que todos os 40.375 moradores de Jacarezinho não tivessem que pagar a tarifa no pedágio entre a BR-369 e a BR-153.
PT forte
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) defendeu em Foz do Iguaçu, a formação de chapas fortes para vereadores e para prefeitos na maioria das cidades do estado. “As eleições de outubro será uma espécie de primeiro turno de 2026 e o PT precisa ter chapas fortes na disputa das câmara municipais e para prefeitos, levando sempre em conta, os partidos que formam a federação e a formação de alianças com os partidos como o PDT, PSB e Rede, o que está chamando de frente ampla”, disse.
Avaçliação
Zeca Dirceu lembra que em 2020 o partido elegeu oito prefeitos, oito vice-prefeitos e 122 vereadores e na eleição de 2022, dobraram as bancadas de deputados estaduais – de quatro para sete – e deputados federais – de três para seis, além do presidente Lula vencer em 110 das 399 cidades paranaenses. “Em muitas cidades do Paraná, a eleição foi bastante disputada, com exemplo, temos Guarapuava em que a diferença foi menor que 1,5%. No Paraná, o PT e Lula são mais fortes nas pequenas cidades e o desafio é avançar nos médios e grandes colégios eleitorais”, analisou.
Prioridade
O Partido dos Trabalhadores, segundo Zeca Dirceu, já apontou para a importância de ampliar o número de vereadores na maioria das cidades paranaenses. “O Paraná tem 3,8 mil vereadores e o melhor resultado do PT foi em 2012 quando elegeu 348 vereadores e 40 prefeitos. Nós temos que perseguir e até ampliar esta meta. Eleger o máximo de vereadores é muito importante para 2026”.
Deixe um comentário