Arquivos

Categorias

COLUNA 02/08/2024

Palavra Livre

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Bobato voltou
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) voltou a nomear o professor Nilton Bobato (PV) no comando da Secretaria Municipal de Transparência e Governança no lugar de Jean Mezomo que voltou à chefia de gabinete do prefeito. As portarias foram publicadas no diário oficial do município desta quarta-feira, 31.

Convenção
A presidente da Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB), Mazé Saad, reforça que a convenção da federação será neste sábado, 3, às 9h, no Sismufi. A convenção vai homologar a coligação e apoio à candidatura de Airton José (PSB) e os nomes da chapa a vereador: 10 candidatos do PT, quatro do PV e dois do PCdoB. O encontro vai definir a aliança com o PDT. O PSB terá seis candidatos a vereador e o PDT, 16. A frente ampla deve ter 38 candidatas e candidatos à vereança.

Apoio definido
O apoio do PDT à frente ampla de Airton José (PSB) já está definido. O presidente do diretório municipal do partido, Nelton Friedrich, participou das convenções do PCdoB e PV. A convenção do PDT será neste sábado, 3, a partir das 9h, na Câmara Municipal.

Como fica?
O União Brasil e o Novo enfrentam uma divisão de apoio a outros candidatos que não estão nas coligações definidas pelos dois partidos. Em Foz, o ex-deputado Deltan Dallagnol, principal liderança do Novo, apoia Zé Elias Castro Gomes (União Brasil), apesar do partido estar na coligação de Paulo Mac Donald Ghisi (PP). Em Cascavel, o senador Sérgio Moro (União Brasil) apoia a candidatura de Márcio Pacheco (PP), apesar do partido fazer parte da coligação do candidato Edgar Bueno (PSDB), que já tem apoio do PDT.

Lados opostos
Em Curitiba, Deltan e Moro, até agora, estão de lados opostos. O ex-deputado apoia a candidatura de Eduardo Pimentel (PSD) e o senador tem sua mulher, Rosângela Moro (União Brasil-SP) na vice de Ney Leprevost (União Brasil). Moro criticou o STF que liberou o porte de maconha para uso próprio de até 40 gramas e afirmou que não quer que Curitiba se torne uma “terra de maconheiros”. Para alguns, é um recado direto à chapa de Luciano Ducci (PSB) e Goura (PDT). Ducci defende o uso medicinal da maconha e Goura o uso recreativo da erva.

Começou
Mal começou a campanha, as estocadas e as denúncias entre os candidatos chegam à justiça eleitoral e à polícia federal. Em Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi (PP) denunciou que seu telefone foi grampeado e seus apoiadores acusam a pré-campanha do General Joaquim Luna e Silva (PL) que adiantou não ter nada a ver com isso. Em Curitiba, a justiça eleitoral mandou deletar um post nas redes sociais de uma montagem em que Ney Leprevost (União Brasil) aparece fazendo o L de Lula (PT).

Treta bolsonarista
“Eu apoiei o Bolsonaro na campanha dele, apoiei a eleição dele de graça, gravei vídeo, pedi voto e tudo” – de Paulo Mac Donald na revista Veja, contrariado com o apoio do ex-presidente a Silva e Luna. “Ele, quando estava na Petrobras, só me prejudicou. Ganhava um salário de 240 000 reais por mês, dividendos, e aumentava a gasolina a cada dois, três dias”, teria dito Bolsonaro sobre Silva e Luna, segundo relato do deputado Vermelho (PL), que poia Mac Donald.

Central de boatos
Nesta pré-campanha, os rumores rolam soltos nas redes sociais e grupos de whatsapp. Paulo Mac Donald Ghisi (PP) já reclamou de boatos sobre sua inelegibilidade, Sâmis da Silva (PSDB) e Zé Elias Castro Gomes (União Brasil) já foram alvos de desistências. Também não faltam fake news nas pré-campanhas do General Silva e Luna (PL) e de Airton José (PSB).

Vanin em Guaíra
Convenção do MDB confirmou a candidatura do empresário Guilherme Vanin e do vereador Sandrinho Sabino Borges (PSDB) a prefeito e vice na disputa das eleições em Guaíra. Os ex-prefeitos Mário Barbosa, Manoel Kuba e Osvaldino da Silveira apoiaram a candidatura de Vanin. Mensagens de apoio foram enviadas pelos deputados Anibelli Neto, presidente estadual do MDB e Matheus Vermelho (PP), e pelo suplente de deputado federal Hermes Frangão Parcianello (MDB).

PP e PRD
A candidata a prefeita de Curitiba, deputada estadual Maria Victoria (PP), se reuniu com os pré-candidatos a vereador do PRD. O partido tem dois vereadores na Câmara Municipal: Ezequias Barros e Sidnei Toaldo, e está coligado com o PP na eleição majoritária. “Estou à disposição para construirmos juntos um plano de governo inovador que coloque os curitibanos e curitibanas em primeiro lugar. Curitiba já é muito boa, mas pode ser melhor quando for boa para todos”, disse.

Suspensa
Por decisão do TCE, está suspensa a licitação da prefeitura de Curitiba para definir quem fará a coleta de resíduos sólidos nos próximos cinco anos. A medida cautelar que paralisou a concorrência de mais de R$ 1,4 bilhão foi concedida pelo conselheiro Maurício Requião. Agora a prefeitura terá 15 dias para se manifestar no processo para contrapor a decisão ou reformular o processo.

Convenção
A convenção do MDB neste domingo (4) vai confirmar apoio à candidatura de Eduardo Pimentel (PSD) a prefeito de Curitiba e chapa dos 40 candidatos e candidatas à Câmara de Vereadores. A convenção será realizada no Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Paraná (Rua Frei Henrique de Coimbra, 1.011, no Hauer), das 14 horas às 17 horas. A convocação é assinada pelo presidente Zeca Melo.

Em Matinhos
A Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) de Matinhos confirmou apoio à reeleição do prefeito Zé da Ecler (PSDB). A decisão de fazer parte da coligação do prefeito foi tomada pela Direção Nacional da Federação. A chapa para a Câmara de Vereadores terá 14 nomes – o PT indicou oito candidatos; PV quatro e PCdoB, dois. A coligação de Zé da Ecler vai reunir nove partidos: PSDB-Cidadania, P, PV, PCdoB, PSB, PDT, Mobiliza e PRTB. Os demais farão convenções na segunda-feira (5) na sede do Matinhos Atlético Clube.

PV em Guaratuba
Na segunda-feira (30), a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) de Guaratuba definiu a chapa majoritária com dois candidatos do PV: Renato Marin como prefeito e Acácia Milano como vice-prefeita, e a chapa dos 10 candidatos e candidatas à vereança.

Consultores
Ricardo Berzoini, ex-deputado, ex-ministro nos governos PT, estreou no mercado privado e abriu uma consultoria de relações institucionais em Brasília. Os petistas, o ex-ministro Paulo Bernardo e o ex-deputado André Vargas também segue o mesmo caminho.

Fábrica e indústria
Com a presença do governador Ratinho Júnior (PSD) no próximo dia 16 em Campo Mourão, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, adiantou que a cooperativa vai inaugurar a fábrica de ração no próximo dia 16. No mesmo dia, a Coamo fará o lançamento da indústria de etanol de milho.