Palavra Livre
Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser
Oi, sumido
Quem está afastado da cena política é o vereador e pré-candidato a prefeito Ney Patrício (PSD). O acirramento da disputa entre Paulo Mac Donald (Podemos), Samis da Silva (PSDB) e Silva e Luna (Republicanos) pode ser o motivo do sumiço. Patrício observa o cenário e entende que o momento é de prudência.
Rides again
Com a pré-candidatura de Samis da Silva (PSDB), aliados do ex-prefeito podem voltar a disputar o legislativo, entre eles, os ex-vereadores Marcelinho Moura e Daniel Novais – ambos da legislatura 2001-2004.
Marcado
O julgamento que pode cassar o senador Sérgio Moro (União Brasil) está marcado para 19 de fevereiro e a cassação é considerada pule de dez na política estadual e nacional. (foto 3)
*Xadrez*Com a cassação de Moro, o Paraná pode abrir uma vaga na Câmara dos Deputados em caso da vitória, em eleição suplementar, de um desses três concorrentes: Beto Richa (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT), Beto Preto (PSD) ou Ricardo Barros (PP).
Xadrez II
A eleição ao Senado pode mexer no tabuleiro de 2024 com as prováveis candidaturas de Beto Richa (PSDB), Paulo Martins (PL), Rafael Greca (PSD), Gleisi Hoffmann (PT) e Beto Preto (PSD). A eleição de um dos três abre vaga na disputa da prefeitura em outubro – os casos de Martins e Richa – e do Governo do Estado e Senado em 2026, casos de Greca, Beto Preto, Beto Richa e Gleisi Hoffmann.
Aí não
Com a expectativa do PT compor com o ex-prefeito Paulo Mac Donald (Podemos), o grupo dos deputados Matheus (PP) e Vermelho (PSD) diz que prefere ter voo próprio no primeiro turno das eleições de outubro. Neste caso, PP e PL esperam formar uma frente para enfrentar o PT nas cidades paranaenses e cresce a defesa da pré-candidatura de Mateus para prefeito de Foz do Iguaçu.
Matheus decide
A presidente estadual, Maria Victória, e o tesoureiro nacional, deputado Ricardo Barros, adiantaram que a participação do PP na eleição de Foz passa por Matheus. O pai, deputado Vermelho, vai usar R$ 500 mil do fundo eleitoral do PL para apoiar os candidatos a prefeito. Barros deve dar uma atenção especial para o partido na cidade.
Pede a benção
Um pré-candidato a prefeito sondou o PT para disputar a prefeitura em outubro. Foi orientado a conversar com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Valdemar da Costa Neto (presidente nacional) e o deputado Giacobo (presidente estadual). Não necessariamente nesta ordem.
Visita na UPA
A convite do prefeito Chico Brasileiro (PSD), um grupo de vereadores liderado pelo presidente do legislativo, João Morales (União Brasil), visitou a UPA Walter Cavalcanti no Morumbi. A prefeitura já terminou a reforma da unidade de saúde e o atendimento será retomado até a próxima semana.
Frenesi
Apesar dos dirigentes afirmarem que as decisões sobre a participação dos partidos em outubro só serão tomadas depois do carnaval e em março, há uma frenética procura de pré-candidatos de apoio junto aos deputados estaduais e federais. Dirigentes municipais também estão em périplo nas direções estaduais das siglas.
Não é seguro
A permanência do ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi no Podemos não é considerada segura pelo seu grupo para garantir a vaga de prefeito na convenção municipal que deve ser realizada entre julho e agosto. A direção estadual do partido afirma que o ex-prefeito tem que sentar para conversar, mas não garante a vaga na disputa.
Pera aí
O prefeito Rafael Greca (PSD) diz que tem recursos para a reforma da CEU (Casa do Estudante Universitário) em Curitiba, mas vai repassar o dinheiro à entidade gestora da casa do estudantes porque entende que ela não tem expertise necessária de governança do dinheiro para contratação de empreiteira que vai reformar o local. O prédio histórico, no centro da capital paranaense, está totalmente precarizado.
Meta
O Conselho Nacional do Turismo revisou e aprovou o Plano Nacional de Turismo do quadriênio 2024-2027 e referendou a meta da Embratur de chegar a 8 milhões de visitas estrangeiras até 2027, com previsão de entrada de divisas de R$ 8,1 bilhões no mesmo ano. O país fechou 2023 com seis milhões de turistas internacionais e em breve serão divulgados os dados sobre as divisas.
Consumo
O consumo de energia no Paraná cresceu 10% no quarto trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A alta foi impulsionada, entre outros fatores, pelas elevadas temperaturas registradas durante a primavera e o início do verão. Ao longo do ano, na comparação de 2023 com 2022, o consumo de energia aumentou 4%.
Energia solar
O Paraná é o quarto na liderança de energia solar no país. Segundo o Solfácil, maior ecossistema de energia solar da América Latina, o Paraná fica atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Inflação
A previsão do mercado financeiro para o IPCA – considerado a inflação oficial do país – teve redução, passando de 3,86% para 3,81% este ano.
Deixe um comentário