Arquivos

Categorias

Claudia e os projetos para Foz e região

claudia pereira

de A Gazeta do Iguaçu

A deputada estadual Claudia Pereira visitou ontem (13) a Gazeta do Iguaçu onde falou dos projetos que estão em andamento na Assembleia Legislativa do Paraná, beneficiando Foz e as cidades vizinhas. Ela estava acompanhada do prefeito Reni Pereira e do secretário de Comunicação Mario César Almeida. De acordo Claudia Pereira um dos projetos de sua autoria é o que põe fim à revista íntima, também chamada de revista vexatória em presídios do estado.

A deputada destacou que pretende defender este direito às mulheres para que tenham mais dignidade na hora das visitas aos familiares. “ Essa é uma reivindicação antiga das mulheres. Não é admissível que com tantos avanços tecnológicos senhoras idosas, adolescentes e demais mulheres precisem passar por uma situação tão constrangedora. E sei que é constrangedora tanto para quem passa quanto para quem faz a inspeção”, disse.

De acordo com ela, atualmente existem diversos instrumentos como scanners, raio x e detectores de metais que podem ser usados mantendo a segurança das unidades prisionais e evitando o constrangimento que ocorre hoje. “O projeto da revista íntima ainda deve passar pela CCJ, mas está seguindo os trâmites normais da Assembleia”, disse.

Outro projeto apresentado pela deputada iguaçuense é o que determina o uso das tornozeleiras eletrônicas, aplicada à Lei Maria da Penha, uma forma de impedir que presos por agressões se aproximem das vítimas. “Sabemos que o companheiro se sente proprietário da vítima. Em muitos casos ele agride a ex-companheira de várias formas e até mesmo mata. Nossa preposição é que em casos específicos de agressão essas tornozeleiras ajudem na segurança das vítimas”. Segundo a deputada, este projeto está na CCJ – Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado e, em breve, deverá ser discutido em plenário com todos os deputados.

Unidade Móvel de Mamografia vira projeto de Lei na ALEP
O projeto que implanta o serviço de Unidade Móvel de Mamografia foi apresentado por Claudia Pereira na Assembleia Legislativa. Para deputada a proposta foi muito bem aceita pelos seus pares na ALEP.

“Começamos de forma autônoma aqui em Foz a realizar esse trabalho, proporcionando atendimento gratuito às mulheres que precisam realizar o exame da mamografia. Agora, transformamos em projeto de lei e já apresentamos à Assembleia. Estamos só aguardando a tramitação para então, conseguirmos trazer para os municípios unidades móveis que atenderão essas mulheres em várias localidades, incluído ás áreas rurais. Muitas vezes, as mulheres recebem a indicação do médico para fazer a mamografia, mas muitas deixam de fazer por falta de oportunidade”, enfatizou.

Segundo Claudia Pereira, até agora, são três projetos de lei significativos e de peso apresentados na ALEP que estão aguardando os trâmites da Casa. “Queremos beneficiar toda população de Foz e da região com projetos relevantes e que atendam as necessidades da comunidade”, destacou.

Região Metropolitana de Foz
Claudia Pereira também falou sobre o projeto da região metropolitana de Foz do Iguaçu, que segunda ela, está tramitando na ALEP. “Nesse projeto fui coautora e agora aguardamos o parecer da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná, para sabermos a viabilidade do projeto e, a partir daí, iniciar reuniões com prefeitos de toda região de Foz, analisando as demandas e se é possível realizarmos o projeto. Temos de ter bom senso e consenso para poder beneficiar toda região, atendendo de acordo com as necessidades e expectativas”, disse a deputada.

Corpo de Bombeiros
Ontem a parlamentar visitou o 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Foz onde buscou informações sobre os prazos para emissão do Auto de Vistoria feito pelo órgão. Segundo Claudia Pereira ela foi procurada por engenheiros falando sobre a demora da liberação das licenças do Corpo de Bombeiro.

“Hoje tive uma reunião com o subcomandante major Julio Cesar de Goes e falamos do problema. O major nos passou o outro lado e explicou que um dos principais problemas é a falta da entrega de documentos obrigatórios. Então surgiu a ideia de criarmos uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, o CREA e a Associação dos Engenheiros. Seria uma forma de checklist para que o processo seja concluído em um tempo aceitável”, concluiu a deputada.