Arquivos

Categorias

Cinco pessoas acusadas de fraudar pesquisas são presas em Medianeira

Da Gazeta do Povo

A Polícia Civil de Medianeira, no Oeste do estado, prendeu nesta terça-feira (2) cinco pessoas acusadas de fraudar pesquisas eleitorais. A tática para enganar os eleitores consistia em substituir o nome de um dos três candidatos à prefeitura pelo de outra pessoa, que não está na disputa. Questionado sobre a mudança, o pesquisador informava que o postulante substituído havia sido cassado pela Justiça Eleitoral e, por isso, não poderia mais concorrer nestas eleições.

De acordo com o delegado Herculano de Abreu, a prática tinha como objetivo criar rumores e boatos em torno da candidatura de um dos adversários. “Esta fraude que vinham praticando tinha como objetivo claro e específico prejudicar alguém”, comentou Abreu lembrando que além de crime eleitoral, os envolvidos podem responder por estelionato, quando há intenção de se tirar vantagem sobre alguém. As investigações devem ficar a cargo da Polícia Federal.

Ainda segundo o delegado, a denúncia da possível irregularidade foi feita na segunda-feira (1) pela Justiça Eleitoral. Os investigadores, no entanto, só conseguiram flagrar a fraude e deter os suspeitos em flagrante no final da manhã desta terça-feira. Entre os detidos estão o dono da empresa responsável pela realização da pesquisa e quatro pessoas encarregadas de aplicar os questionários enganosos. Os agentes também apreenderam um veículo usado no esquema.