Arquivos

Categorias

CIDADES COM INDÚSTRIAS COLHEM EMPREGOS

Por Gabriel Azevedo no Jornal do Iguaçu:

“Tamanho é documento?”. A resposta para esta pergunta pode variar de situação para situação. Mas aqui no Paraná, no quesito geração de empregos, a resposta é não, não é documento. No último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há dois anos, Foz do Iguaçu tinha a quarta maior população do Estado, com aproximadamente 319 mil habitantes. Com toda esta potência populacional, Foz tem apenas um Distrito Industrial com três empresas funcionando.

Em comparação, o município de Francisco Beltrão – localizado no sudoeste do Estado – possui uma população de 75.517 habitantes. Mesmo com 237 mil moradores a menos, a cidade conta com quatro Distritos Industriais e mais de 100 empresas funcionando. Entre as indústrias de Beltrão destacam-se o polo de confecções de vestuário, com mais de 70 empresas, o setor moveleiro concentrando um pequeno polo do ramo, o setor de metal-leve (produtos de alumínio e outras chapas leves), além do setor da agroindústria que conta com grandes empresas como a Sadia e a Perdigão.

Estas empresas geram nada menos do que 700 empregos anualmente, enquanto as de Foz do Iguaçu não geram nem 100. Em sete anos, segundo estimativasde Francisco Beltrão, foram gerados aproximadamente 7.500 empregos diretos e indiretos, todos ligados à indústria.

Diferente de Foz, aquele município, além de oferecer terreno e barracão, oferece infraestrutura completa, com terraplanagem gratuita, muros de contenção, iluminação pública, calçamento e meio fio e cascalhamento. Outros atrativos que a prefeitura oferece são os benefícios fiscais, 460 projetos de microcrédito, investimentos e um Centro de Tecnologia para formação de mão de obra. (Leia mais)